SORRIA! MARKETING E CONSUMO DOS PROGRAMAS DE GINÁSTICA DE ACADEMIA

Autores/as

  • Eliana de Toledo
  • Fernanda Regina Pires

Resumen

Nota-se com evidência o grande desenvolvimento do marketing na área esportiva e de fitness,com estratégias cada vez mais sofisticadas, diversificadas e abrangentes. Este artigo tem como objetivo trazer algumas informações e reflexões sobre o marketing do programa Body Systems, conhecido e aplicado em grande parte das academias do país. O marketing eficiente do programa e de seus produtos, diferentes sistematizações de práticas ginásticas, faz dele um fenômeno de consumo das academias e dos professores de educação física, assim como de desejo de seus consumidores (praticantes). Apesar disso, uma série de argumentações desses sujeitos e de acadêmicos da área aponta para uma análise crítica de seu conteúdo, sua estruturação e sua aplicação. Smile! Marketing and consumption of the academy gym programs Notice with evidence the great development of the marketing in the sports and fitness area, with strategies more and more sophisticated, diverse and embraced. This article has as its aim to bring some information and reflection about the Body Systems marketing program, known and applied in the most of the Academies of the country. The efficient marketing of the program and its products, different gym practice systematize, makes the same, a consumption phenomenon of gym and Physical Education teachers, as well as a desire of its consumers (practitioners). Besides this, a lot of arguments of the people and of the area professionals, point to a critical analysis of its content, structure and appliance.

Biografía del autor/a

Eliana de Toledo

D

Fernanda Regina Pires

Mestranda em educação física – Universidade de São Paulo (USP) Pesquisadora da Equipe Universitária de Estudos da Ginástica (EUNEGI) E-mail: feeducacaofisica@hotmail.com

Número

Sección

Seção temática