MUSEU E MARKETING: ELEMENTOS PARA A FORMAÇÃO/ATUAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DO LAZER?

Autores/as

  • Leonardo Lincoln Leite de Lacerda
  • Ricardo Teixeira Veiga

Resumen

Este texto tem a intenção de fazer uma reflexão sobre três elementos: o lazer, o museu e o marketing. Observa-se que existem relações, como as que serão levantadas aqui, que ainda não foram bem trabalhadas, constituindo lacunas e oportunidades de estudo. O lazer, como um campo multidisciplinar, necessita do intercâmbio de idéias para desenvolver-se mais. E para estimular um diálogo consistente com outros campos do conhecimento urge um profissional de lazer crítico, criativo e, sobretudo, atento aos diferentes pontos de vista. O texto lembra também que a tarefa de educar para o lazer deve partir de – mas não se limitar a – esses profissionais, seja lidando em um espaço como o museu, seja se relacionando com outras áreas como o marketing. Museum and marketing: elements for the training/acting of leisure professionals? This paper aims to discuss three elements: leisure, museum and marketing. It must be observed that there are relationships not fully developed among those constructs, so as they consist of gaps and study opportunities. As a multi-disciplinary field, Leisure requires the exchange of ideas to grow even more. In order to establish a consistent dialogue with other knowledge fields, it is important that professionals engaged in leisure activities are critical and creative and, above all all, modest enough to listen to different points of view. The text also remembers that the task of educating for leisure must come from – but not be limited to – to these professionals, as in a space like the museum or in the relationship with other fields such as marketing.

Biografía del autor/a

Leonardo Lincoln Leite de Lacerda

M

Ricardo Teixeira Veiga

Professor do Mestrado em Lazer da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e do Departamento de Ciências Administrativas da UFMG Doutor e mestre em administração

Número

Sección

Seção temática