ELEMENTOS PARA UMA CONCEPÇÃO DO ENSINO DE DANÇA NA ESCOLA: A PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO ESTÉTICA

Autores/as

  • Maria do Carmo Saraiva UFSC

Resumen

 O texto propõe uma refl exão sobre elementos que podem contribuir para o ensino da dança na escola, na perspectiva da educação estética, e foram elaborados a partir de uma pesquisa realizada no ensino fundamental. Destaca os processos críticos e criativos da dança-improvisação como proposta para o ensino, aberta a diferenças individuais e de gênero, e a percepção cinestética e a capacidade mimética das crianças como potencial para o processo de signifi cação e elaboração da expressão em dança. Destaca, também, o papel dos professores e das professoras em relação ao processo de formação da corporeidade, apontando a necessidade de uma nova orientação de sentido para a vivência do movimento nas aulas de educação física e da análise da dança no entroncamento da arte, da cultura e da educação.

Biografía del autor/a

Maria do Carmo Saraiva, UFSC

Graduada em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Maria e em Letras pela Faculdade de Ciências e Letras de Ijui. Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina e Doutora em Motricidade Humana pela Universidade Tecnica de Lisboa.. Professora associada da Universidade Federal de Santa Catarina, atua no Mestrado em Educação Física nas linhas de pesquisa: ";Teorias sobre o Corpo e o Movimento Humano"; e ";Esporte e Lazer em Culturas Contemporâneas";.

Número

Sección

Artigos Originais