A PRODUÇÃO DE IMAGINÁRIOS SOCIAIS SOBRE A ESCOLA E SEUS EFEITOS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA

Autores/as

  • Bruno Vasconcellos Silva Universidade Federal do Espírito Santo
  • Francisco Eduardo Caparróz Universidade Federal do Espírito Santo
  • Ueberson Ribeiro Almeida Universidade Federal do Espírito Santo

Palabras clave:

Educação Física escolar, imaginário social, escolarização, formação inicial.

Resumen

Trata-se do desdobramento de uma pesquisa realizada com alunos de licenciatura em Educação Física. Busca, em um trabalho etnográfico, compreender e analisar o imaginário social desses discentes acerca de suas experiências escolares e de formação inicial. Por meio do trabalho empírico problematizado com base na produção teórica sobre a temática, bem como de outros dados que possibilitaram triangulações, identifica elementos e esquemas que se constroem ao longo do processo de escolarização dos futuros professores. Essas estruturas se expressam (com força considerável, certo conformismo e conservadorismo) no imaginário dos alunos em formação, o que coloca desafios e possibilidades para o processo de formação crítica de professores de Educação Física para atuarem na escola.

Biografía del autor/a

Bruno Vasconcellos Silva, Universidade Federal do Espírito Santo

Professor de Educação Física da Rede Estadual do Espírito Santo. Membro do LAboratório de Estudos em Educação Física - LESEF

Francisco Eduardo Caparróz, Universidade Federal do Espírito Santo

Professor adjunto do Centro de Educação Física e Desportos da Universidade do Espírito Santo. Membro do Laboratório de Estudos em Educação Física - LESEF

Ueberson Ribeiro Almeida, Universidade Federal do Espírito Santo

Mestre em Educação Física Escolar

Membro do Laboratório de Estudos em Educação Física-LESEF/CEFD/UFES.

Professor da Rede Municipal de Vitória

Publicado

2011-07-01

Número

Sección

Artigos Originais