Agente, Sujeição e educação corporal: reflexoes metodológicas

Autores/as

  • María Carolina Escudero UNLP

Palabras clave:

Educación corporal, sujeto, cuerpo, subjetivación

Resumen

O objetivo deste trabalho é apresentar algumas implicações metodológicas resultantes da adopção de uma posição epistemológica Foucaultiana para investigar o sujeito, o corpo e suas possíveis ligações com a educação corporal.

Para fazer isso, eu explico a concepção de sujeito e sentido de indicar as diferenças acima referidas e utilização em relação à proposta da categoria de agente de Bourdieu. Então vigor entre essas diferenças com o que eu entendo são duas formas básicas de entendimento do corpo como meio de indiviudación e exemplo de objetivação do sujeito ou como uma forma de sujeição e singularização. Finalmente eu explicar as implicações que essas restrições têm diferentes posições epistemológicas para a prática de transmissão de conhecimento em educação corporal.

Biografía del autor/a

María Carolina Escudero, UNLP

Licenciada en Sociología por la UNLP, actualmente cursa el Doctorado en Ciencias Sociales en la misma Universidad. Cuenta con beca de formación e investigación por el CONICET. Forma parte de dos equipos de investigación , en la UNLP y en UNSAM. Es docente de grado en la unlp

Publicado

2011-08-16

Número

Sección

Artigos Originais