OLHANDO FUTEBOL: JEITOS XAVANTES DE TORCER

Autores

  • Luciano Jahnecka
  • Luiz Carlos Rigo Universidade Federal de Pelotas
  • Méri Rosane Santos da Silva

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0101-32892013000100015

Palavras-chave:

Futebol, etnografia, socialização, torcedores xavantes.

Resumo

Diferente dos estudos que tratam das torcidas dos clubes das grandes cidades, esta pesquisa teve como objetivo central descrever e analisar os torcedores do Grêmio Esportivo Brasil (Pelotas, RS, Brasil). Inspirado na perspectiva da etnografia contemporânea, que contou com um trabalho de campo realizado nos anos de 2007 e 2008 que envolveu observações, entrevistas e registros fotográficos, realizou-se uma descrição cuidadosa, acompanhada de uma análise das práticas torcedoras que ocorrem antes, durante e após os jogos. Concluímos que a torcida do Grêmio Esportivo Brasil contempla uma diversidade de grupos de torcedores que se relacionam com o futebol e com o clube de distintas maneiras, produzindo diferentes jeitos Xavantes de torcer.

Biografia do Autor

  • Luciano Jahnecka

    Mestrado em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil.

  • Luiz Carlos Rigo, Universidade Federal de Pelotas

    Graduação, especialização e mestrado em Educação Física; Doutorado em Educação. Professor da Graduação, Especialização e Mestrado em Educação Física da Universidade Federal de Pelotas, lider do Grupo de Pesquisa Estudos Culturais  em Educação Física, junto ao CNPq.

  • Méri Rosane Santos da Silva
    • Doutora em Ciências do Movimento Humano pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2003). É professora titular da Fundação Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande do Sul, Brasil.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2012-09-29

Edição

Seção

Artigos Originais