BRINCAR E MEDIAÇÃO NA ESCOLA

Autores

  • Mariana Stoeterau Navarro Prefeitura Municipal de Curitiba
  • Elaine Prodócimo Unicamp

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0101-32892012000300008

Palavras-chave:

Brincar, mediação, educação infantil, escola.

Resumo

Dentro da cultura da imobilização em que vivemos, perceber a importância do brincar na infância torna-se essencial, principalmente em instituições de educação infantil. Neste artigo pretendemos refletir sobre a questão da mediação do brincar na escola: como as diferentes formas de mediação do professor têm influência na qualidade do brincar das crianças. Para tal, em pesquisa qualitativa de caráter descritivo, observamos o cotidiano de uma turma em uma escola de educação infantil, enfocando especificamente o ambiente da sala de aula, chegando a três situações com formas diferentes de mediação do brincar.

Biografia do Autor

Mariana Stoeterau Navarro, Prefeitura Municipal de Curitiba

Mestre em Educação Física na área de Educação física e Sociedade pela Faculdade de Educação Física da Unicamp. Professora de Educação Física da rede municipal de ensino de Curitiba-PR. End. Comendador Correia Junior 369-A Jardim das Américas, Curitiba-PR CEP 81530-300. Tel. (41) 32031915 / (41) 96269209.

Elaine Prodócimo, Unicamp

Doutora em Educação Física pela Unicamp, docente da FEF-Unicamp, do departamento de Educação Motora, coordenadora do curso de graduação FEF. End. Faculdade de Educação Física, Universidade Estadual de Campinas. Av. Erico Veríssimo, 701, Cidade Universitária Zeferino Vaz, CEP 13083-851 Campinas -SP.

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Publicado

2012-03-10

Edição

Seção

Artigos Originais