SABERES COMPARTILHADOS NO ENSINO DE JOGOS E BRINCADEIRAS: MANEIRAS/ARTES DE FAZER NA EDUCAÇÃO FÍSICA

Autores

  • Júlia Miranda Falcão Universidade Federal do Espírito Santo
  • Silvana Ventorim Universidade Federal do Espírito Santo
  • Wagner dos Santos Universidade Federal do Espírito Santo
  • Amarílio Ferreira Neto Universidade Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0101-32892012000300007

Palavras-chave:

Educação física, jogos, brincadeiras, saberes compartilhados.

Resumo

O presente texto descreve um projeto pedagógico para o ensino da Educação Física, desenvolvido a partir do conteúdo jogos e brincadeiras, em uma escola municipal de ensino fundamental, com uma turma do 4º ano. Assume a perspectiva dos estudos com os cotidianos e utiliza, como instrumentos para produção dos dados, a observação, o registro fotográfico e fílmico e a entrevista. Justifica a possibilidade de construção de uma prática docente mediada por uma pesquisa colaborativa no espaço-tempo escolar, no processo de compartilhar as práticas pedagógicas reconhecendo a complexidade, a pluralidade e a singularidade das ações escolares, em especial as produzidas nas aulas de Educação Física.

Biografia do Autor

Júlia Miranda Falcão, Universidade Federal do Espírito Santo

Mestre em Educação Física pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Física (PPGEF) do Centro de Educação Física e Desportos (CEFD) da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

Pesquisadora do PROTEORIA (Vitória – Espírito Santo – Brasil)

Silvana Ventorim, Universidade Federal do Espírito Santo

Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) do Centro de Educação (CE) da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Doutora em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais

Pesquisadora do PROTEORIA (Vitória – Espírito Santo – Brasil)

Wagner dos Santos, Universidade Federal do Espírito Santo

Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação Física (PPGEF) do Centro de Educação Física e Desportos (CEFD) da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo

Pesquisador do PROTEORIA (Vitória – Espírito Santo – Brasil)

Amarílio Ferreira Neto, Universidade Federal do Espírito Santo

Professor Programa de Pós-Graduação em Educação Física do Centro de Educação Física e Desportos (CEFD) da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Doutorado em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba

Coordenador do PROTEORIA (Vitória – Espírito Santo – Brasil)

Downloads

Publicado

2012-03-10

Edição

Seção

Artigos Originais