NA DANÇA TANTO SEU OBJETO QUANTO SEU INSTRUMENTO PROFISSIONAL É O PRÓPRIO CORPO

Autores

  • Livia Tenorio Brasileiro UEPB

Palavras-chave:

Dança, Educação Física, corpo, formação.

Resumo

O presente estudo é um fragmento da tese Dança – Educação Física: (in)tensas relações, que teve como objetivo: analisar os sentidos e significados produzidos nas propostas curriculares dos cursos de formação de professores de Educação Física e Dança, a respeito do conhecimento dança. Caracterizou-se como uma pesquisa documental que teve como principal fonte os projetos pedagógicos dos cursos de Licenciatura em Dança e Licenciatura em Educação Física de duas instituições brasileiras, sendo delimitado um par na Bahia (UFBA) e o outro em São Paulo (UNICAMP). Ao analisar os projetos pedagógicos, identificamos que o termo corpo tem presença marcante, tendo na dimensão do fazer corporal seu maior enfoque. Mas, o que significa para uma área de conhecimento ter o corpo como referência fundante?

Biografia do Autor

Livia Tenorio Brasileiro, UEPB

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (2009) e Mestre em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE (2001). Graduada em Licenciatura em Educação Física e Técnico em Desporto pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE (1992). Atualmente é professora da Universidade Estadual da Paraíba atuando na área de Educação Física, com ênfase em Educação Física Escolar. Temas de pesquisa: educação física escolar, dança, dança e educação física, curriculo e prática pedagógica.

Rua Setubal, 1256/101, Boa Viagem, Recife/PE.

Fone: (81)88071106

E.mail: livtb@hotmail.com

Downloads

Publicado

2013-04-21

Edição

Seção

Artigos Originais