SEM TEMPO DE SER CRIANÇA: A PRESSA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO DE CRIANÇAS E IMPLICAÇõES NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA

Autores

  • Gilmar Staviski Universidade Federal De Santa Catarina
  • Aguinaldo Cesar Surdi Universidade Federal de Santa Catarina
  • Elenor Kunz Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0101-32892013000100010

Palavras-chave:

Educação física, educação infantil, tempo e brincadeira.

Resumo

Este texto caminha no sentido de refletir sobre o tempo no processo de educação das crianças, dando destaque ao culto a tudo que é veloz. Procuramos mostrar que a maneira pela qual a sociedade de maneira hegemônica tem percebido o tempo está relacionada com as mudanças mais radicais e menos perceptíveis da nossa modernidade. Na Educação Física, a compreensão fenomenológica do movimento humano ajuda a compreender o brincar e o “se-movimentar”- conceito desenvolvido no Brasil por Kunz (2000) - como as principais possibilidades de respeitar a criança no que ela é e deseja no presente de sua vida e de se posicionar criticamente diante de uma lógica do apressamento do tempo, que faz sucumbir à quantidade em detrimento da qualidade.

Biografia do Autor

Gilmar Staviski, Universidade Federal De Santa Catarina

Mestre em educação física pela UFSC

Professor do curso de Educação Física do Centro Universitário de Brusque, SC

Colaborador no Curso de Educação Física no Centro de Ciências da Saúde e do Esporte - CEFID/UDESC, como orientador da Prática de Ensino.


Aguinaldo Cesar Surdi, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutorando em Educação Física pela UFSC

Professor do curso de Educação Física da UNOESC - Campus de Videira SC

Servidão Inácio Francisco Dias 51

Bairro João Paulo - CEP 88030-365

Florianópolis - SC fone: 48-8455-5556

Elenor Kunz, Universidade Federal de Santa Catarina

Professor Titular do Centro de Desportos da UFSC

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Publicado

2012-09-29

Edição

Seção

Artigos Originais