A AUTOPERCEPÇÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL EM DIFERENTES ESPAÇOS-TEMPOS DA ESCOLA

Autores

  • José Francisco Chicon CEFD/UFES
  • Maria das Graças Carvalho Silva de Sá CEFD/UFES

Palavras-chave:

Autopercepção, deficiência intelectual, Educação Física, inclusão.

Resumo

Estudo de caso com aproximações etnográficas, objetivando conhecer e analisar a autopercepção de três alunos com deficiência intelectual em diferentes espaços-tempos da escola, com ênfase na Educação Física. Os instrumentos se pautaram nas entrevistas, observações e diário de campo. Os resultados denunciam uma autopercepção negativa dos sujeitos foco, especialmente quando associada aos processos de ensino/aprendizagem vividos nos diferentes espaços-tempos da escola, inclusive na Educação Física. Entretanto, a participação em um projeto intitulado “A Trupe do Palhaço Caramelo” operou positivamente nos modos de simbolização/percepção dos envolvidos, visto que eles saíam da condição de figuração vivida anteriormente para experimentar o protagonismo de suas respectivas histórias de vida.

Biografia do Autor

José Francisco Chicon, CEFD/UFES

Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo - USP (2005), Linha de Pesquisa: Educação Especial. Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo - UFES (1995). Área de concentração: Desenvolvimento Humano e Processos Educacionais. Especialização em Educação Física para Pessoas Portadoras de Deficiência - CEFD/UFES (1990). Graduação em Educação Física pela Universidade Federal do Espírito Santo (1988). Professor Adjunto II do Programa de Pós-Graduação em Educação Física do Centro de Educação Física e Desportos/UFES, Área de Concentração: Estudos Pedagógicos e Sócio-Culturais. Linha de Pesquisa: Educação Física, Currículo e cotidiano Escolar. Linha de Pesquisa: Estudos que enfoquem a questão da inclusão escolar em Educação Física.Professor Adjunto II do Departamento de Ginástica do Centro de Educação física e Desportos/UFES. Disciplinas: Educação Física, Adaptação e Inclusão; Educação Inclusiva; Educação Física, aprendizagem e Desenvolvimento Humano. Inserção e trabalhos relacionados ao eixo jogo, educação e inclusão. Livros Publicados: Jogo, mediação pedagógica e inclusão: a práxis pedagógica (2004), Educação Especial: fundamentos para a prática pedagógica (Org. 2004); Prática psicopedagógica em crianças com NEEs: abordagem psicomotora (1999); Educação Física e os desafios da inclusão (Org. 2010); A educação inclusiva de crianças, adolescentes, jovens e adultos: avanços e desafios (Org. 2010).

Maria das Graças Carvalho Silva de Sá, CEFD/UFES

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal do Espírito Santo (1989), especialização em Educação Fisica escolar (1996), mestrado em Educação/Educação Especial pela Universidade Federal do Espírito Santo (2003) e doutorado em Educação/Educação e Diversidade Humana pela Universidade Federal do Espírito Santo (2008). Atualmente é professor Adjunta do Centro de Educação Física e Desportos/Departamento de Ginástica pela Universidade Federal do Espírito Santo e Coordenadora do GTT Inclusão e Diferença 2010-2011. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Especial, atuando principalmente nos seguintes temas: educação física escolar, educação infantil, inclusão e autismo.

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Publicado

2013-04-21

Edição

Seção

Artigos Originais