INDICATIVO DE TRANSTORNO DO DESENVOLVIMENTO DA COORDENAÇÃO DE ESCOLARES COM IDADE ENTRE 7 E 10 ANOS

Autores

  • Juliana da Silva Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Thaís Silva Beltrame Universidade do Estado de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0101-32892013000100002

Palavras-chave:

Avaliação motora, desempenho motor, transtorno do desenvolvimento da coordenação, escolares.

Resumo

O objetivo do presente estudo foi caracterizar os participantes, de ambos os sexos, com idade entre 7 e 10 anos, quanto à presença do indicativo de Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação - TDC. Participaram do estudo 406 crianças de uma escola municipal de São José/SC, com idades entre 7 e 10 anos, sendo 231 meninas e 175 meninos. As avaliações motoras e o indicativo de TDC foram realizados tendo como referência o Movement Asses- sment Battery for Children - primeira edição (MABC-1; HENDERSON; SUGDEN, 1992). A prevalência do indicativo de TDC foi de 11,1%, valor este considerado elevado quando comparado aos divulgados em pesquisas internacionais, porém semelhante aos percentuais encontrados em estudos realizados no Brasil.

Biografia do Autor

  • Juliana da Silva, Universidade do Estado de Santa Catarina

    Universidade do Vale do Itajaí. Centro de Ciências da Saúde. Departamento de Educação Física. Biguaçú/Santa Catarina/Brasil. Mestre em Ciências do Movimento Humano - UDESC. Rod. SC 407, Km 9, n º 8222. Colonia Santana, São José/SC/BR. CEP: 88123-001.

     

  • Thaís Silva Beltrame, Universidade do Estado de Santa Catarina

    Universidade do Estado de Santa Catarina. Centro de Ciências da Saúde e do Esporte. Departamento de Ciências da Saúde. Doutora em Ciências do Movimento Humano - UFSM. Rua Pascoal Simone, nº 358, Coqueiros, Florianópolis, Canta Catarina-Brasil. Cep: 88080- 350.

     

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Publicado

2012-09-29

Edição

Seção

Artigos Originais