INDICATIVO DE TRANSTORNO DO DESENVOLVIMENTO DA COORDENAÇÃO DE ESCOLARES COM IDADE ENTRE 7 E 10 ANOS

Autores

  • Juliana da Silva Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Thaís Silva Beltrame Universidade do Estado de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0101-32892013000100002

Palavras-chave:

Avaliação motora, desempenho motor, transtorno do desenvolvimento da coordenação, escolares.

Resumo

O objetivo do presente estudo foi caracterizar os participantes, de ambos os sexos, com idade entre 7 e 10 anos, quanto à presença do indicativo de Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação - TDC. Participaram do estudo 406 crianças de uma escola municipal de São José/SC, com idades entre 7 e 10 anos, sendo 231 meninas e 175 meninos. As avaliações motoras e o indicativo de TDC foram realizados tendo como referência o Movement Asses- sment Battery for Children - primeira edição (MABC-1; HENDERSON; SUGDEN, 1992). A prevalência do indicativo de TDC foi de 11,1%, valor este considerado elevado quando comparado aos divulgados em pesquisas internacionais, porém semelhante aos percentuais encontrados em estudos realizados no Brasil.

Biografia do Autor

Juliana da Silva, Universidade do Estado de Santa Catarina

Universidade do Vale do Itajaí. Centro de Ciências da Saúde. Departamento de Educação Física. Biguaçú/Santa Catarina/Brasil. Mestre em Ciências do Movimento Humano - UDESC. Rod. SC 407, Km 9, n º 8222. Colonia Santana, São José/SC/BR. CEP: 88123-001.

 

Thaís Silva Beltrame, Universidade do Estado de Santa Catarina

Universidade do Estado de Santa Catarina. Centro de Ciências da Saúde e do Esporte. Departamento de Ciências da Saúde. Doutora em Ciências do Movimento Humano - UFSM. Rua Pascoal Simone, nº 358, Coqueiros, Florianópolis, Canta Catarina-Brasil. Cep: 88080- 350.

 

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Publicado

2012-09-29

Edição

Seção

Artigos Originais