DIRETRIZES CURRICULARES DA EDUCAÇÃO FÍSICA: REFORMISMO E SUBORDINAÇÃO AO MERCADO NO PROCESSO DE FORMAÇÃO

Autores

  • Luiz Fernando Camargo Veronez Universidade Federal de Pelotas
  • Lovane Maria Lemos Universidade Federal de Pelotas
  • Márcia Morschbacher Universidade Federal de Pelotas
  • Vilmar José Both Universidade Federal de Pelotas

Palavras-chave:

Formação do trabalhador em Educação Física, reforma curricular, Diretrizes Curriculares Nacionais, mercado de trabalho.

Resumo

As reformas educacionais ocorridas na década de 1990 objetivaram intervir na formação dos trabalhadores para torná-los aptos às demandas da mundialização do capital. Na área da Educação Física, as novas diretrizes curriculares são o resultado dessas reformas, assumindo o papel de mediar as relações entre a formação e a intervenção do professor. Este artigo, extrato de uma pesquisa bibliográfica e documental fundada no Materialismo Histórico-Dialético, analisou o processo de elaboração das Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de graduação em Educação Física. Assinala-se que esses documentos legais, além de legitimar os interesses da classe social ideologicamente identificada com o capital, tendem a subsumir a formação do trabalhador em Educação Física a essa lógica.

Biografia do Autor

Luiz Fernando Camargo Veronez, Universidade Federal de Pelotas

Doutor em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).

Docente da Escola Superior de Educação Física da Universidade Federal de Pelotas (ESEF-UFPel).

Pelotas/RS, Brasil.

Rua Luiz de Camões, 625 – Bairro Tablada

CEP: 96055-630

Pelotas/RS

Telefone: (53) 3273-2752 - Fone Fax: (53) 3273-3851

Lovane Maria Lemos, Universidade Federal de Pelotas

Mestre em Educação Física pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel).

Pelotas/RS, Brasil.

Márcia Morschbacher, Universidade Federal de Pelotas

Mestranda em Educação Física pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel).

Bolsista do Fundo de Apoio à Manutenção e ao Desenvolvimento da Educação Superior (FUMDES) da Secretaria de Estado de Educação de Santa Catarina.

Pelotas/RS, Brasil.

Vilmar José Both, Universidade Federal de Pelotas

Mestre em Educação Física pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Professor da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis/SC.

Florianópolis/SC, Brasil.

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Publicado

2013-07-05

Edição

Seção

Artigos Originais