A IGREJA DO “DIABO” E A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO NA EDUCAÇÃO FÍSICA

Autores

  • Arthut De Vargas Feron UFPR
  • Marcelo Moraes e Silva UFPR

Resumo

O presente ensaio procura analisar a produção do conhecimento na educação física pela óptica do conceito foucaultiano de regime de produção de verdade, que também foi contextualizado no conto de Machado de Assis denominado “A Igreja do Diabo”. Para alcançar tal intento, efetuamos uma análise da discussão acadêmica da área a partir da década de 1970, que culminou com a criação do Centro de Estudos de Aptidão Física de São Caetano do Sul (Celafiscs) e do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE). Nesse sentido, concluímos que a produção do conhecimento da área deve “continuamente” (des)construir as verdades, os saberes e os poderes existentes para, quem sabe, poder constituir uma estratégia subversiva e fértil para o pensamento em educação física.

Biografia do Autor

Arthut De Vargas Feron, UFPR

Licenciado em Educação Física - Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Marcelo Moraes e Silva, UFPR

Aluno do Programa de Pós-Graduação em Educação, linha de pesquisa Cultura, Escola e Ensino - Universidade Federal do Paraná (UFPR)

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