EFEITO DA DIREÇÃO DA TRANSFERêNCIA INTERLATERAL NO APRENDIZADO DE TAREFA DE SEQUêNCIA DE TOQUES DE DEDOS

Autores

  • Paulo César Andrean Universidade Estadual de Londrina Centro de Educação Física e Esporte Departamento de Estudos do Movimento Humano Londrina - Paraná - Brasil Graduação em Licenciatura em Educação Física Campus Universitário - Rodovia Celso Garcia Cid Km 380 Caixa Postal: 6001 - CEP: 86051-990 Fone/Fax: (43) 3371-5857 Londrina - Paraná - Brasil E-Mail: paulocean@hotmail.com
  • Bruno Secco Faquin Universidade Estadual de Londrina Centro de Educação Física e Esporte Departamento de Educação Física Londrina - Paraná - Brasil Mestrado em Educação Física Campus Universitário - Rodovia Celso Garcia Cid Km 380 Caixa Postal: 6001 - CEP: 86051-990 Fone/Fax: (43) 3371-5857 Londrina - Paraná - Brasil E-Mail: brunopoti@hotmail.com
  • Juliana Bayeux Dascal Universidade Estadual de Londrina Centro de Educação Física e Esporte Departamento de Educação Física Londrina - Paraná - Brasil Doutorado em Educação Física Campus Universitário - Rodovia Celso Garcia Cid Km 380 Caixa Postal: 6001 - CEP: 86051-990 Fone/Fax: (43) 3371-5857 Londrina - Paraná - Brasil E-Mail: jbdascal@yahoo.com.br
  • Victor Hugo Alves Okazaki Universidade Estadual de Londrina Centro de Educação Física e Esporte Departamento de Educação Física Londrina - Paraná - Brasil Doutorado em Educação Física Campus Universitário - Rodovia Celso Garcia Cid Km 380 Caixa Postal: 6001 - CEP: 86051-990 Fone/Fax: (43) 3371-5857 Londrina - Paraná - Brasil E-Mail: vhaokazaki@gmail.com

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0101-32892013000100003

Palavras-chave:

Transferência interlateral, habilidade motora, toque de dedos, aprendizagem motora.

Resumo

O presente estudo analisou o efeito da direção da transferência interlateral no aprendizado de tarefa de toques de dedos. Vinte participantes destros (18-30 anos) foram divididos em 2 grupos: prática com a mão direita (GD) e com a mão esquerda (GE). Os grupos foram avaliados em fases de pré-teste, pós-teste e retenção. A tarefa consistiu na realização do maior número de toques alternados entre o polegar e os demais dedos, durante 10 segundos, em sequência pré-estabelecida. O GE apresentou maior número de toques de dedos com a mão esquerda no pós-teste (Z=2,2; P=0,028) comparado ao pré-teste. O GD aumentou o número de toques de dedos do pré-teste para a retenção para a mão direita (Z=2,4; P=0,017) e esquerda (Z=2,6; P=0,009), indicando o aprendizado e a transferência in- terlateral. A transferência interlateral no sentido da mão direita para esquerda foi explicada pelo princípio da treinabilidade.

Biografia do Autor

Paulo César Andrean, Universidade Estadual de Londrina Centro de Educação Física e Esporte Departamento de Estudos do Movimento Humano Londrina - Paraná - Brasil Graduação em Licenciatura em Educação Física Campus Universitário - Rodovia Celso Garcia Cid Km 380 Caixa Postal: 6001 - CEP: 86051-990 Fone/Fax: (43) 3371-5857 Londrina - Paraná - Brasil E-Mail: paulocean@hotmail.com

Licenciatura em Educação Física pela Universidade Estadual de Londrina

Bruno Secco Faquin, Universidade Estadual de Londrina Centro de Educação Física e Esporte Departamento de Educação Física Londrina - Paraná - Brasil Mestrado em Educação Física Campus Universitário - Rodovia Celso Garcia Cid Km 380 Caixa Postal: 6001 - CEP: 86051-990 Fone/Fax: (43) 3371-5857 Londrina - Paraná - Brasil E-Mail: brunopoti@hotmail.com

Mestre em Educação Física pela Universidade Estadual de Londrina.

Juliana Bayeux Dascal, Universidade Estadual de Londrina Centro de Educação Física e Esporte Departamento de Educação Física Londrina - Paraná - Brasil Doutorado em Educação Física Campus Universitário - Rodovia Celso Garcia Cid Km 380 Caixa Postal: 6001 - CEP: 86051-990 Fone/Fax: (43) 3371-5857 Londrina - Paraná - Brasil E-Mail: jbdascal@yahoo.com.br

Departamento de Educação Física. Comportamento Motor.

Victor Hugo Alves Okazaki, Universidade Estadual de Londrina Centro de Educação Física e Esporte Departamento de Educação Física Londrina - Paraná - Brasil Doutorado em Educação Física Campus Universitário - Rodovia Celso Garcia Cid Km 380 Caixa Postal: 6001 - CEP: 86051-990 Fone/Fax: (43) 3371-5857 Londrina - Paraná - Brasil E-Mail: vhaokazaki@gmail.com

Departamento de Educação Física - Comportamento Motor e Biomecânica.

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Publicado

2012-09-29

Edição

Seção

Artigos Originais