A EDUCAÇÃO FÍSICA E O FUNÂMBULO: ENTRE A ARTE CIRCENSE E A CIÊNCIA (SÉCULO XIX E INÍCIO DO SÉCULO XX)

Autores

  • Mirian Kormann Hauffe UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO
  • Edivaldo Góis Junior Faculdade de Educação Física da Universidade Estadual de Campinas - Unicamp

Palavras-chave:

Educação Física, História, Artes, ciências naturais.

Resumo

Este estudo teve como objetivo investigar a separação entre atividades circenses e a Educação Física, mais especificamente, a ginástica no século XIX e início do século XX. Para isto, foi realizada uma pesquisa histórica que buscou explicações e dados empíricos sobre esta relação. As fontes foram caracterizadas por textos de personagens históricas identificadas como teóricos da Educação Física no período. Os documentos foram analisados tendo como centro a mentalidade dos professores sobre os critérios para a organização de uma ginástica científica. Concluiu-se que a associação entre Educação Física e as ciências naturais identificou a ginástica como meio científico de educação do corpo. Nessa delimitação, as artes circenses eram criticadas e excluídas.

Biografia do Autor

Mirian Kormann Hauffe, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO

Licenciada em Educação Física pela Escola de Educação Física e Deporto da UFRJ.

Mirian Kormann Hauffe
Licenciada em Educação Física
Rio de Janeiro – RJ – Brasil
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO

Endereço Profissional:

Faculdade de Educação - Departamento de Didática

Av. Pasteur, 250 Fundos.

PRAIA VERMELHA - RIO DE JANEIRO-RJ

CEP 22290-240

 

Edivaldo Góis Junior, Faculdade de Educação Física da Universidade Estadual de Campinas - Unicamp

Doutor em Educação Física

Professor da Faculdade de Educação Física da UNICAMP.

Edivaldo Góis Junior
São Paulo – SP – Brasil
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS

Endereço Profissional:

Faculdade de Educação Física - Departamento de Educação Física e Humanidades

Avenida Érico Veríssimo, 701,

Cidade Universitária Zeferino Vaz, Barão Geraldo, Campinas, SP, Brasil

CEP 13083-851

TEL: 019-35216618

Downloads

Publicado

2014-01-30

Edição

Seção

Artigos Originais