E OS HOMENS? E OS QUE MORAM LONGE? E OS MAIS JOVENS? ...? PERFIL DOS USUÁRIOS DE PROGRAMAS DE ATIVIDADE FÍSICA OFERECIDOS PELAS UNIDADES BÁSICAS DE SAÚDE DE LONDRINA-PR

Autores

  • Mathias Roberto Loch Departamento de Educação Física Universidade Estadual de Londrina
  • Camila Guerreiro Rodrigues Departamento de Educação Física - Universidade Estadual de Londrina
  • Denilson de Castro Teixeira Departamento de Educação Física - Universidade Estadual de Londrina

Palavras-chave:

Sistema de Saúde, promoção da saúde, atividade física, saúde da família.

Resumo

A criação do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) representou um importante avanço para o sistema de saúde brasileiro, bem como uma importante oportunidade de inserção profissional da Educação Física. O objetivo do estudo foi verificar o perfil dos usuários de programas de atividade física oferecidos pelo NASF de londrina (PR). Realizou-se entrevista com todos os participantes de programas de atividade física oferecidos em 5 Unidades Básicas de Saúde (n=167). Em geral, a participação ficou restrita às mulheres, pessoas com mais de 50 anos, que já apresentam algum tipo de doença e que moram próximas aos locais onde eram realizados os programas. Faz-se necessária a criação de estratégias mais abrangentes para aumentar a chance de a população se tornar fisicamente ativa.

Biografia do Autor

  • Mathias Roberto Loch, Departamento de Educação Física Universidade Estadual de Londrina
    Possui licenciatura plena em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Catarina (2002) e mestrado em Educação Física pela mesma universidade (2006). É professor Assistente B do Departamento de Educação Física da Universidade Estadual de Londrina, onde exerceu o cargo de coordenador do curso de Educação Física - bacharelado (2008-2009). Coordena o Grupo de Estudos em Atividade Física, Saúde e Qualidade de Vida. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase na relação entre Atividade Física, Educação Física e Saúde Coletiva. É sócio fundador da Sociedade Brasileira de Atividade Física e Saúde. Atualmente cursa doutorado em Saúde Coletiva na Universidade Estadual de Londrina.
  • Camila Guerreiro Rodrigues, Departamento de Educação Física - Universidade Estadual de Londrina
    Possui bacharelado em Educação Física pela Universidade Estadual de Londrina.
  • Denilson de Castro Teixeira, Departamento de Educação Física - Universidade Estadual de Londrina
    Possui graduação em Educação Física pela Universidade Estadual de Londrina, mestrado em Educação Física pela Universidade de São Paulo e doutorado em Ciências da Saúde pela Universidade Estadual de Londrina. Atualmente é professor da Universidade Estadual de Londrina e Universidade Norte do Paraná. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Atividade Física e Envelhecimento, atuando principalmente nos seguintes temas: idosos, exercício físico, atividade física, força muscular e envelhecimento.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2013-07-05

Edição

Seção

Artigos Originais