ANÁLISE DOS GOLS DO CAMPEONATO BRASILEIRO DE 2008 – SÉRIE A

Autores

  • Marcelo Teixeira Andrade Centro Universitário de Belo Horizonte -UniBH, Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde.
  • Luciano Chequini Espírito Santo Universidade de Itaúna - UIT, Faculdade de Educação Física.
  • André Gustavo Pereira Andrade Universidade Federal de Minas Gerais, Escola de Educação Física, Departamento de Educação Física.
  • Gustavo Guimarães Aguiar Oliveira Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC

Palavras-chave:

Futebol, Análise estatística, Observação, Desempenho

Resumo

O objetivo deste artigo é quantificar e analisar a ocorrência de assistências, finalizações e pontos da baliza onde a bola entrou, para comparar a prevalência das variáveis entre as equipes locais e visitantes. Os dados foram compostos por 1.035 gols, marcados em 380 jogos do Campeonato Brasileiro de 2008. Os gols foram analisados a partir de um campograma e de um modelo de divisão da trave. Os locais de assistência de bola em movimento que resultaram em gols foram de fora da área ao centro e fora da área na ponta esquerda. Os principais locais de finalizac¸ão foram a grande área e fora da área ao centro. A maioria das bolas entrou na parte inferior do gol. Houve um número baixo de gols de fora da área, o que demonstra a necessidade de explorar este recurso para a obtenção do gol.

Biografia do Autor

Marcelo Teixeira Andrade, Centro Universitário de Belo Horizonte -UniBH, Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde.

Graduando em Educação Física, pelo Centro Universitário de Belo Horizonte - UniBH

Luciano Chequini Espírito Santo, Universidade de Itaúna - UIT, Faculdade de Educação Física.

Mestrado - Treinamento Esportivo/Futebol (UFMG)

Especialista - Treinamento Esportivo/Futebol (UEL)

André Gustavo Pereira Andrade, Universidade Federal de Minas Gerais, Escola de Educação Física, Departamento de Educação Física.

Possui graduação em Física pela Universidade Federal de Minas Gerais (2002), mestrado em Treinamento Esportivo, pela Universidade Federal de Minas Gerais (2005) e doutorado em Zootecnia na área de concentração Genética e Melhoramento Animal pela UFMG (2009) além de ter cursado especialização em Estatística e Matemática pela UFLA(2009). Atualmente cursa graduação em Educação Física e faz pós-doutorado em Ciências do Esporte. Foi professor titular do Centro Universitário de Belo Horizonte (Uni-BH), onde lecionou as disciplinas Bioestatística, Metodologia Científica, Fundamentos de Matemática e Bioestatística e Biomecânica, nos cursos de Educação Física, Ciências Biológicas, Enfermagem e Ecologia. Também foi professor da disciplina de Cinesiologia e Biomecânica na Faculdade Estácio de Sá.

Gustavo Guimarães Aguiar Oliveira, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC

Graduando em Educação Física, pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Downloads

Publicado

2015-01-26

Edição

Seção

Artigos Originais