OS TRÊS PONTOS DE ENTRADA DA ECONOMIA POLÍTICA NO FUTEBOL

Autores

  • Anderson David Gomes dos Santos Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Palavras-chave:

Economia política, Vincent Mosco, futebol, indústria cultural.

Resumo

O intuito deste artigo é analisar o futebol com base nos três pontos de entrada estabelecidos por Mosco (2009) como partes que constituem um marco teórico-metodológico para estudos sobre a economia política global: mercantilização, espacialização e estruturação. A partir destas entradas, que permitem um reconhecimento da dependência dos fatores particulares do tempo-espaço e histórico-situacional em funcionamento na realidade social e, consequentemente, nas formações sociais concretas, objetiva-se aqui analisar o desenvolvimento do futebol enquanto esporte com grande recepção mundial, com a devida importância para a Indústria Cultural como uma das principais colaboradoras neste processo.

Biografia do Autor

Anderson David Gomes dos Santos, Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), onde é bolsista da Coodenação de Apoio ao Pessal de Nível Superior (CAPES), no âmbito do Projeto RH-TVD, e membro do Grupo de Pesquisa Comunicação, Economia Política e Sociedade - CEPOS (apoiado pela Ford Foundation)

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Publicado

2014-01-30

Edição

Seção

Artigos Originais