OS TRÊS PONTOS DE ENTRADA DA ECONOMIA POLÍTICA NO FUTEBOL
Autores
Anderson David Gomes dos Santos
Universidade do Vale do Rio dos Sinos
Palavras-chave:
Economia política, Vincent Mosco, futebol, indústria cultural.
Resumo
O intuito deste artigo é analisar o futebol com base nos três pontos de entrada estabelecidos por Mosco (2009) como partes que constituem um marco teórico-metodológico para estudos sobre a economia política global: mercantilização, espacialização e estruturação. A partir destas entradas, que permitem um reconhecimento da dependência dos fatores particulares
do tempo-espaço e histórico-situacional em funcionamento na realidade social e, consequentemente, nas formações sociais concretas, objetiva-se aqui analisar o desenvolvimento do futebol enquanto esporte com grande recepção mundial, com a devida importância para a Indústria Cultural como uma das principais colaboradoras neste processo.
Biografia do Autor
Anderson David Gomes dos Santos, Universidade do Vale do Rio dos Sinos
Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), onde é bolsista da Coodenação de Apoio ao Pessal de Nível Superior (CAPES), no âmbito do Projeto RH-TVD, e membro do Grupo de Pesquisa Comunicação, Economia Política e Sociedade - CEPOS (apoiado pela Ford Foundation)