UMA VISÃO INTEGRADA DO MODELO TEACHING GAMES FOR UNDERSTANDING: ADEQUANDO OS ESTILOS DE ENSINO E QUESTIONAMENTO À REALIDADE DA EDUCAÇÃO FÍSICA

Autores

  • Filipe Manuel Clemente RoboCorp; Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra (Portugal)

Palavras-chave:

Educação Física, Teaching Games for Understanding, estilos de ensino, questionamento pedagógico.

Resumo

O modelo Teaching Games for Understanding (TGfU) reveste-se de importância na atualidade, afigurando-se como um modelo de ensino com potencialidades evidentes para o desenvolvimento integral dos alunos. No entanto, o investimento recente da investigação tem se centrado no desenvolvimento das formas de jogo e na teorização da sua aplicação sendo que fatores complementares do modelo, tais como, os estilos de ensino adotados e o tipo de questionamento apresentam menor desenvolvimento teórico. Nesse sentido, o presente trabalho propõe-se a analisar a relevância dos estilos de ensino e do questionamento como ferramentas pedagógicas que conferem real valor pedagógico ao modelo de ensino.

Biografia do Autor

Filipe Manuel Clemente, RoboCorp; Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra (Portugal)

He graduated in Sports and Leisure at the Coimbra College of Education, Portugal, in 2010. He obtained the M.Sc. degree in Teaching of Physical Education in Basic and High School at the Faculty of Sport Sciences and Physical Education of the University of Coimbra (FCDEF-UC), Portugal, in 2012.
He is currently a Ph.D. student in Sports Sciences with a specialization in Sports Training at the Faculty of Sport Sciences and Physical Education of the University of Coimbra.
He also conducts research on Match Analysis in Team Sports (e.g., Tactical Analysis), Sports Training (e.g., Small Sided-Games) and Physical Education (e.g., Teaching Games for Understanding).

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2014-02-04

Edição

Seção

Resenha