QUANDO “ROLA A BOLA”: REFLEXÕES SOBRE AS PRÁTICAS FUTEBOLÍSTICAS E A FORMA ESCOLAR NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA

Autores

  • Eliene Lopes Faria Universidade Federal de Minas Gerais

Palavras-chave:

Futebol, aprendizagem, participação, forma escolar.

Resumo

Este ensaio aborda aprendizagens do e no futebol nas aulas de Educação Física. Elaborado a partir de uma etnografia das práticas futebolísticas de jovens em um bairro de Belo Horizonte (estudo que desvelou que a aprendizagem do futebol se dá por meio do engajamento dos praticantes na prática cotidiana e que ela independe das relações pedagógicas mestre/aprendiz), o texto aborda pontualmente a penetração da “forma escolar” (VINCENT; LAHIRE; THIN, 2001) nas práticas futebolísticas na escola. A escassez de intervenções pedagógicas nas práticas futebolísticas nas aulas não impede o diálogo entre diferentes modos de aprender no cotidiano escolar. No futebol em diálogo com forma escolar, mais do que aprender o jogo, o que está em questão é a “educação” dos jovens a partir do esporte.

Biografia do Autor

Eliene Lopes Faria, Universidade Federal de Minas Gerais

Professora do Colégio Técnico da UFMG. Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da UFMG. Endereço: Rua Bento Mendes Castanheira 370/102 Dona Clara, BH/MG CEP: 31 260-270

Downloads

Publicado

2014-01-30

Edição

Seção

Artigos Originais