O CAMPO DA EDUCAÇÃO FÍSICA VISTO A PARTIR DA PRODUÇÃO ACADÊMICA SOBRE VOLEIBOL
Autores
Luiza Azevedo Lopez
Universidade Federal do Rio Grande - FURG
Raquel da Silveira
Universidade Federal do Rio Grande - FURG
Marco Paulo Stigger
Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS
Palavras-chave:
voleibol, produção acadêmica, ciência, Educação Física
Resumo
Neste artigo investigamos o conhecimento científico produzido sobre o voleibol. O objetivo foi analisar os artigos acadêmicos a respeito deste esporte. Para isso foram utilizados como fonte de análise quatro periódicos científicos: Motriz, Movimento, Pensar Prática e Revista Brasileira de Ciências do Esporte (RBCE). A metodologia selecionada foi a pesquisa documental. Os resultados foram classificados a partir da divisão do campo da Educação Física em três subáreas: Biodinâmica, Sociocultural e Pedagógica. Identificamos que mais de 70% da produção analisada faz parte da subárea Biodinâmica e aborda apenas uma forma de expressão do voleibol, qual seja, a de rendimento.
Biografia do Autor
Luiza Azevedo Lopez, Universidade Federal do Rio Grande - FURG
Licenciada em Educação Física pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG
Raquel da Silveira, Universidade Federal do Rio Grande - FURG
Mestre em Ciências do Movimento Humano (UFRGS) e professora do curso de Ed. Física da FURG
Marco Paulo Stigger, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS
Professor Associado ao Departamento de Educação Física. Universidade Federal do Rio
Grande do Sul - UFRGS