O CAMPO DA EDUCAÇÃO FÍSICA VISTO A PARTIR DA PRODUÇÃO ACADÊMICA SOBRE VOLEIBOL

Autores

  • Luiza Azevedo Lopez Universidade Federal do Rio Grande - FURG
  • Raquel da Silveira Universidade Federal do Rio Grande - FURG
  • Marco Paulo Stigger Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Palavras-chave:

voleibol, produção acadêmica, ciência, Educação Física

Resumo

Neste artigo investigamos o conhecimento científico produzido sobre o voleibol. O objetivo foi analisar os artigos acadêmicos a respeito deste esporte. Para isso foram utilizados como fonte de análise quatro periódicos científicos: Motriz, Movimento, Pensar Prática e Revista Brasileira de Ciências do Esporte (RBCE). A metodologia selecionada foi a pesquisa documental. Os resultados foram classificados a partir da divisão do campo da Educação Física em três subáreas: Biodinâmica, Sociocultural e Pedagógica. Identificamos que mais de 70% da produção analisada faz parte da subárea Biodinâmica e aborda apenas uma forma de expressão do voleibol, qual seja, a de rendimento.

Biografia do Autor

Luiza Azevedo Lopez, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Licenciada em Educação Física pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Raquel da Silveira, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Mestre em Ciências do Movimento Humano (UFRGS) e professora do curso de Ed. Física da FURG

Marco Paulo Stigger, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Professor Associado ao Departamento de Educação Física. Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Downloads

Publicado

2017-10-31

Edição

Seção

Artigos Originais