“FROZEN BANANAS”: ESPORTE, MÍDIA E IDENTIDADE BRASILEIRA NOS JOGOS OLÍMPICOS DE INVERNO

Autores

  • Otávio Tavares Ufes
  • Antonio Jorge Soares UGF
  • Thiago L. Bartholo

Resumo

Qual a “gramática de identidade” que a mídia usa para engendrar a identidade nacional brasileira por meio do esporte? O objetivo deste trabalho é analisar essa questão tendo como objeto a cobertura da participação brasileira nos Jogos Olímpicos de Inverno de 2002. Para esse fim, foi feita uma análise hermenêutica de 25 reportagens do jornal Folha de S.Paulo publicadas entre os dias 3 e 25 de fevereiro de 2002. Foi possível perceber a dificuldade de estabelecimento de um signo icônico de identificação, a ênfase nas idéias de acaso e improvisação e a presença de marcos simbólicos de identidade ambivalentes estruturados segundo uma idéia de hierarquias. Esses elementos permitem pensar a respeito da complexidade formativa da identidade nacional brasileira

Biografia do Autor

Otávio Tavares, Ufes

Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação Física da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) Coordenador do Centro de Pesquisa em Sociologia das Práticas Corporais e Estudos Olímpicos (Cespceo)

Antonio Jorge Soares, UGF

Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação Física da Universidade Gama Filho (UGF) Pesquisador e bolsista de produtividade do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e

Thiago L. Bartholo

Mestre em Educação Física, Universidade Gama Filho Professor do Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

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Espaço Aberto