A PERCEPÇÃO DE PROFESSORES POLIVALENTES REGENTES DO ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE A EDUCAÇÃO FÍSICA

Autores

  • Cleyton Batista de Souza Universidade Gama Filho
  • Diego Luz Moura Universidade Federal do Vale de São Francisco (UNIVASF)
  • Marcelo Moreira Antunes Universidade Gama Filho

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar quais são as percepções que os professores do 1º ao 5ª ano possuem sobre a educação física, enquanto componente curricular. A metodologia utilizada foi uma pesquisa de campo com a aplicação de questionários em dezesseis escolas de Jacarepaguá. A amostra compreendeu a 154 professores, no total. Ao final, concluímos que houve um avanço qualitativo na percepção dos professores regentes sobre a educação física. Entretanto, ainda existe um desconhecimento sobre seus objetivos e finalidades. Apontamos a necessidade de construção de acordos mínimos para a intervenção na escola.

Biografia do Autor

Cleyton Batista de Souza, Universidade Gama Filho

Graduado em Educação Física (UGF) Membro do laboratório de estudos culturais e pedagógicos da educação física.

Diego Luz Moura, Universidade Federal do Vale de São Francisco (UNIVASF)

Doutor em Educação Física (UGF). Docente Universidade Federal do Vale de São Francisco (UNIVASF) Coordenador do LECPE - Laboratório de estudos culturais e pedagógicos do esporte

Marcelo Moreira Antunes, Universidade Gama Filho

Doutor em Educação Física (Unicamp) docente da UGF Membro do laboratório de estudos culturais e pedagógicos da educação física.

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Publicado

2016-12-18

Edição

Seção

Artigos Originais