ESCREVER PARA PUBLICAR EM PHYSICAL EDUCATION AND SPORT PEDAGOGY: REFLEXÕES E CONSELHOS DE UMA EQUIPE EDITORIAL
Autores
David Kirk
UFSC
Peter Hastie
School of Kinesiology, Auburn University, Auburn, USA
Ann Macphail
University of Limerick, Limerick, Ireland
Toni O’Donovan
Institute of Sport and Physical Activity Research, University of Bedfordshire, Bedford, Scotland
Mikael Quennerstedt
School of Health and Medical Sciences, Örebro University, Örebro, Sweden
Resumo
Este artigo tem por objetivo apresentar uma introdução ao processo de escrever artigos acadêmicos para a revista Physical Education and Sport Pedagogy, em que três temas em particular são analisados. O primeiro tema explica como escrever um artigo acadêmico especificamente para uma publicação científica internacional, lembrando que ele precisa estar alinhado com o escopo e objetivos da publicação e que as instruções quanto à formatação devem ser rigorosamente seguidas, e também que o artigo deve ser claro quanto à teoria, metodologia, resultados, conclusões, resumo, referências e palavras-chave. O segundo explica
o passo a passo que a publicação segue para revisar um artigo, que envolve: a decisão inicial do editor; a decisão de retornar o artigo ao autor ou de selecionar dois revisores para revisarem o artigo; o feedback dos revisores para o editor, que toma a decisão e comunica ao autor; e, se a re-submissão do artigo pelo autor é realizada, a forma como isto ocorre. O último tema esclarece como a revista se posiciona em relação a artigos escritos em inglês cujos autores tenham este idioma como língua estrangeira.