OS EDITORIAIS CONTAM HISTÓRIAS: EXPERIÊNCIAS DO OFÍCIO DE EDITOR NA REVISTA MOVIMENTO
Autores
Marco Paulo Stigger
Departamento de Educação Física; Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano, Escola de Educação
Física, Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Alex Branco Fraga
Departamento de Educação Física; Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano, Escola de Educação
Física, Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Vicente Molina Neto
Departamento de Educação Física; Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano, Escola de Educação
Física, Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Resumo
Este texto trata de experiências relativas ao ofício de editor da revista Movimento, periódico da Escola de Educação Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, narradas a partir dos editoriais que marcaram seus 18 anos de existência. Foram extraídos três tópicos que representam diferentes momentos de consolidação do periódico: 1) surgimento, especialização e profissionalização; 2) visibilidade e diálogos com a área de conhecimento; 3) constituição de um “capital” acadêmico. Reconstruir este processo foi uma das formas de contar a história de uma revista que nasceu em um momento adverso à publicação na área e se consolidou como uma revista importante no cenário da produção científica em Educação Física.