MEGAEVENTOS ESPORTIVOS NA MÍDIA SERGIPANA: UM ESTUDO DE RECEPÇÃO COM PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA FRENTE ÀS OLIMPÍADAS/2012
Autores
Cristiano Mezzaroba
Departamento de Educação Física, Universidade Federal de Sergipe (São Cristóvão – Sergipe – Brasil)
Sérgio Ribeiro Dorenski
Departamento de Educação Física, Universidade Federal de Sergipe (São Cristóvão – Sergipe – Brasil)
Fabio Zoboli
Departamento de Educação Física e Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Sergipe (São Cristóvão – Sergipe – Brasil)
Keyte dos Santos Matos
Licenciatura em Educação Física, Departamento de Educação Física, Universidade Federal de Sergipe (São Cristóvão – Sergipe – Brasil)
Jéssica Lorena Borges de Souza
Licenciatura em Educação Física, Departamento de Educação Física, Universidade Federal de Sergipe (São Cristóvão – Sergipe – Brasil)
Palavras-chave:
Estudo de recepção, professores de Educação Física, megaeventos esportivos, mediações culturais.
Resumo
Este estudo analisou como alguns professores de Educação Física (EF) da rede pública de Sergipe acompanharam e interpretaram os discursos midiático-esportivos através da mídia sergipana em relação aos Jogos Olímpicos/2012, bem como investigou a maneira pela qual – possivelmente – mediam este tema em suas práticas pedagógicas. Metodologicamente, caracterizou-se como um estudo descritivo, de abordagem qualitativa, do tipo estudo de recepção, em que foram utilizados questionários mistos em duas etapas da pesquisa, sendo os mesmos interpretados a partir da análise de conteúdo. Internet e televisão foram os veículos mais utilizados no acompanhamento da pesquisa, sendo que os usos das mídias no campo escolar vêm apresentando avanços, apesar de ainda se colocar como desafio à EF .