ESTUDO DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA SOBRE EDUCAÇÃO FÍSICA E MÍDIA/TICS EM PERIÓDICOS NACIONAIS (2006-2012)
Autores
Silvan Menezes dos Santos
LaboMídia - Laboratório e Observatório da Mídia Esportiva (UFSC), Programa de Pós-graduação em Educação Física, Centro de Desportos, Universidade Federal de Santa Catarina (Florianópolis - Santa Catarina - Brasil)
Ângelo Luiz Bruggemann
LaboMídia - Laboratório e Observatório da Mídia Esportiva (UFSC), Programa de Pós-graduação em Educação Física, Centro de Desportos, Universidade Federal de Santa Catarina (Florianópolis - Santa Catarina - Brasil)
Bianca Natália Poffo
LaboMídia - Laboratório e Observatório da Mídia Esportiva (UFSC), Programa de Pós-graduação em Educação Física, Centro de Desportos, Universidade Federal de Santa Catarina (Florianópolis - Santa Catarina - Brasil)
Juliano Silveira
Secretaria Municipal de Educação, Prefeitura Municipal de Florianópolis (Florianópolis - Santa Catarina - Brasil) LaboMídia - Laboratório e Observatório da Mídia Esportiva (UFSC)
Paula Bianchi
LaboMídia - Laboratório e Observatório da Mídia Esportiva (UFSC), Programa de Pós-graduação em Educação Física, Centro de Desportos, Universidade Federal de Santa Catarina (Florianópolis - Santa Catarina - Brasil)
Gilson Cruz Junior
Programa de Pós-graduação em Educação, Centro de Ciências da Educação, Universidade Federal de Santa Catarina (Florianópolis – Santa Catarina – Brasil) LaboMídia - Laboratório e Observatório da Mídia Esportiva (UFSC)
Fernanda Fauth
LaboMídia - Laboratório e Observatório da Mídia Esportiva, Centro de Desportos, Universidade Federal de Santa Catarina (Florianópolis – Santa Catarina – Brasil)
Palavras-chave:
Produção Científica, Periódicos Nacionais, Educação Física, Mídia/TICs
Resumo
Temos observado o crescimento na produção envolvendo a Mídia e as TICs na Educação Física. Por essa razão, sentimos a necessidade de desenvolver um estudo que proporcionasse um panorama geral baseado no levantamento da produção científica sobre Mídia/TICs veiculada em revistas da Educação Física no período que compreende 2006-2012, o que nos possibilita apontar possíveis tendências e lacunas na produção científica deste campo de conhecimento. Este trabalho é fruto de uma pesquisa coletiva, que buscou descrever, classificar e analisar os textos publicados em 16 periódicos da área. O estudo indicou uma tendência do crescimento e do estreitamento das relações entre o campo de conhecimento e a apropriação das TICs.