EDUCAÇÃO, EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR E DIVERSIDADE CULTURAL

Autores

  • Paulo Evaldo Fensterseifer Departamento de Humanidades e Educação; Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências, Universidade Regional do Noroeste do Rio Grande do Sul (Ijuí – Rio Grande do Sul – Brasil)
  • Santiago Pich Departamento de Estudos Especializados em Educação, Centro de Ciências da educação, Universidade Federal de Santa Catarina (Florianópolis – Santa Catarina – Brasil)

Palavras-chave:

Relativismo cultural, escola republicana, corpo, Educação Física escolar.

Resumo

O trabalho problematiza o conceito de diversidade cultural no campo dos estudos pedagógicos e filosóficos da educação e da Educação Física. Aborda esse problema a partir de um olhar que visa considerar as diferenças culturais, sem, contudo, cair em uma postura essencialista, que impeça situá-las em perspectiva universal, e no contexto de uma sociedade e uma escola republicana e democrática. Finaliza, sinalizando para a necessidade de trabalhar a partir de um horizonte que assuma o sempre frágil equilíbrio entre a polifonia das vozes da diferença e o solo comum do humano, entendido como uma construção situada no plano da historicidade.

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Publicado

2016-02-03

Edição

Seção

GTT – EPISTEMOLOGIA