CULTURA ESCOLAR, RECONHECIMENTO E EDUCAÇÃO FÍSICA

Autores

  • Bruno de Almeida Faria Programa de Pós-graduação em Educação, Centro de Ciências da Educação, Universidade Federal de Santa Catarina (Florianópolis – Santa Catarina – Brasil)
  • Valter Bracht Departamento de Ginástica; Programa de Pós-graduação em Educação Física, Centro de Educação Física e Desportos, Universidade Federal do Espírito Santo (Vitória – Espírito Santo – Brasil)

Palavras-chave:

Identidade docente, cultura escolar, reconhecimento, Axel Honneth.

Resumo

O trabalho tem como objetivo analisar e compreender as relações intersubjetivas travadas na cultura escolar a partir do diálogo com a teoria do reconhecimento social de Axel Honneth. As discussões desenvolvidas no decorrer do mesmo dizem respeito à investigação etnográfica realizada no contexto de uma escola da Rede Municipal de Ensino de Vitória/ES, durante o ano letivo de 2011. O texto que se segue está organizado a partir da discussão referente ao “contexto de eticidade da escola”, a qual busca compreender a relação existente entre o reconhecimento e a motivação para as ações dos sujeitos na cultura escolar; e, em seguida, destaca os reflexos das relações de não reconhecimento na formação da identidade e no trabalho dos professores de Educação Física (EF).

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Publicado

2016-02-03

Edição

Seção

GTT – ESCOLA