EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NO ENSINO MÉDIO: ANALISANDO O ESTADO DA ARTE

Autores

  • Luiz Gustavo Bonatto Rufino Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Humano e Tecnologias, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP (Rio Claro – São Paulo – Brasil)
  • Aline Fernanda Ferreira Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Humano e Tecnologias, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP (Rio Claro – São Paulo – Brasil)
  • Amarílis Oliveira Carvalho Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Humano e Tecnologias, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP (Rio Claro – São Paulo – Brasil)
  • Christiano Streb Ricci Especialização em Educação Física Escolar, Centro Universitário Claretiano (Batatais – São Paulo – Brasil)
  • Suraya Cristina Darido Departamento de Educação Física; Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Humano e Tecnologias, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP (Rio Claro – São Paulo – Brasil)

Palavras-chave:

Educação Física escolar, Ensino Médio, estado da arte, Cienciometria.

Resumo

Objetivou-se com o presente estudo analisar tanto quantitativa quanto qualitativamente a produção acadêmico-científica sobre a Educação Física no Ensino Médio entre os anos de 2001 até 2011, buscando compreender o estado da arte deste componente curricular neste nível de ensino. Para isso, foram analisados livros, artigos publicados em três periódicos da área e teses e dissertações. Como resultados foram encontrados 53 publicações, o que corresponde a apenas 1,7% do total de produção na área da Educação Física, sendo 21 teses e dissertações (0,97%), 5 livros (2,17%) e 27 artigos (1,97%). Conclui-se ser fundamental haver maior compreensão acerca das especificidades da Educação Física no Ensino Médio, fato que passa pelo desenvolvimento da produção acadêmica em âmbito nacional.

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Publicado

2016-02-03

Edição

Seção

GTT – ESCOLA