Trabalho voluntário em políticas públicas sociais de esporte e lazer: uma análise a partir de casos do Programa Escola Aberta

Autores

  • Leandro Forell Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS), Osório, RS, Brasil
  • Marco Paulo Stigger Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Escola de Educação Física, Departamento de Educação Física, Porto Alegre, RS, Brasil

Palavras-chave:

Políticas públicas, Trabalho voluntário, Programa escola aberta, Lazer

Resumo

No presente artigo apresentamos o relato de uma pesquisa que teve como objetivo compreender os significados do trabalho voluntário e suas implicações para as políticas públicas de esporte e lazer. De cunho qualitativo, as informações obtidas foram produzidas a partir de diários de campo e entrevistas semiestruturadas. Analisamos duas categorias: as identidades do trabalho voluntário; e as repercussões do trabalho voluntário para as políticas públicas. Constatamos que ele é representado como dádiva e/ou relação econômica, uma noção/condição. Mesmo que para muitas pessoas ele represente a possibilidade do acesso ao esporte e ao lazer, identificamos que isso traz implicações: a precarização do atendimento; a precarização do controle social; e o alargamento horizontal do Estado.

Biografia do Autor

Leandro Forell, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS), Osório, RS, Brasil

Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS), Osório, RS, Brasil

Marco Paulo Stigger, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Escola de Educação Física, Departamento de Educação Física, Porto Alegre, RS, Brasil

Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Escola de Educação Física, Departamento de Educação Física, Porto Alegre, RS, Brasil

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Publicado

2017-09-17

Edição

Seção

Artigos Originais