O triunfo da regularidade: ginástica higienista versus acrobacias na construção da educação física escolar na segunda metade do século XIX
Autores
Miguel Vicente-Pedraz
Universidad de León, Facultad de Ciencias de la Actividad Física y del Deporte, León, España
María Paz Broza-Polo
Universidad de León, Facultad de Ciencias de la Actividad Física y del Deporte, León, España
Palavras-chave:
Ginástica, Acrobacias, Educação física, Século XIX
Resumo
Diante da perspectiva construtivista, os códigos disciplinares da educação física são considerados como resultado de um longo processo de disputas simbólicas em torno à definição do corpo educado, saudável e disciplinado. Entre as diversas disputas desenvolvidas durante o século XIX, constatamos que, ao que se refere à definição de ginástica educativa, os partidários de um modelo higienista e ortopédico conseguiram desacreditar as práticas acrobáticas e afastá-las do ambiente escolar. Perante a análise documental percebe-se que a definição de educação física desempenhou um papel determinante na complicada aproximação entre acrobacia e artes cênicas populares, cujo caráter espontâneo entrava em contradição com os ideais acadêmicos.
Biografia do Autor
Miguel Vicente-Pedraz, Universidad de León, Facultad de Ciencias de la Actividad Física y del Deporte, León, España
Universidad de León, Facultad de Ciencias de la Actividad Física y del Deporte, León, España
María Paz Broza-Polo, Universidad de León, Facultad de Ciencias de la Actividad Física y del Deporte, León, España
Universidad de León, Facultad de Ciencias de la Actividad Física y del Deporte, León, España