CAMPO MIDIÁTICO E CAMPO ESPORTIVO: SUAS RELAÇÕES E CONSTRUÇÕES SIMBÓLICAS

Autores

  • Gustavo Roese Sanfelice FEEVALE

Resumo

Este ensaio busca relações conceituais entre ideia de campo de Pierre Bourdieu, Adriano Rodrigues e João Pissarra Esteves. Questões relativas a sobreposição de campos, bem como a legitimidade do campos dos media ante os demais campos sociais, o poder exercido pelo campo midiático e sua relação com as construções simbólicas do campo esportivo são explicitadas nas construções discursivas do campo dos media. Elegemos como hipótese que a autonomia relativa dos campos proposta por Bourdieu não é efetivada na relação entre o campo esportivo e o campo midiático. Evidências empíricas do campo esportivo com as representações simbólicas que a mídia se propõe a fazer a partir da práxis desse campo são destacadas, representando a relação interdependente de produção de sentidos entre mídia e esporte.

 

 

Biografia do Autor

Gustavo Roese Sanfelice, FEEVALE

possui graduação em Educação Física Licenciatura Plena pela Universidade Federal de Santa Maria (2001); mestrado em Ciência do Movimento Humano pela Universidade Federal de Santa Maria (2002) e doutorado em Ciências da Comunicação/Universidade do Vale do Rio dos Sinos/UNISINOS (2007) . Atualmente é professor Titular do Centro Universitário Feevale. Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia do Esporte e no estudo de diferentes mídias. É membro do Comitê Científico do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte, Grupo de Trabalho Temático Comunicação e Mídia desde 2003. Estuda diferentes mídias desde 1998.

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Publicado

2010-03-03

Edição

Seção

Artigos Originais