O JOGO DE FUTEBOL NO CONTEXTO ESCOLAR E EXTRAESCOLAR: ENCONTRO, CONFRONTO E ATUALIZAÇÃO

Autores

  • Gilberto Leandro Busso UNICAMP
  • Jocimar Daolio UNICAMP

Palavras-chave:

Educação Física escolar, mediação de saberes, futebol, cultura.

Resumo

Considerando que alunos aprendem em contextos extraescolares, o estudo objetivou compreender como o jogo de futebol de aulas de Educação Física está inserido em uma dinâmica de encontro, confronto e atualização com o jogo de futebol extraescolar. Foram observadas 22 aulas e 5 jogos extraescolares discentes; bem como foram realizadas 18 entrevistas com 12 alunos de duas turmas de 7ª e duas de 8ª séries do ensino público em Campinas, São Paulo. A análise constatou temas (Regras do jogo, Saber jogar e Jogo de meninas e meninos) que emergiram na dinâmica de encontro, confronto e atualização; e evidenciou suas implicações pedagógicas para a Escola, tendo em vista que a ação humana é importante para a mediação escolar de saberes do jogo de futebol no Brasil.

Biografia do Autor

Gilberto Leandro Busso, UNICAMP

Bacharel, Licendiado e Mestre em Educação Física; Licencidando em Ciências Sociais - UNICAMP. Professor da Rede Municipal de Hortolândia.

Jocimar Daolio, UNICAMP

Professor Doutor em Educação Física. Docente da Faculdade de Educação Física da UNICAMP.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2011-07-01

Edição

Seção

Artigos Originais