PROCESSO CIVILIZADOR: APONTAMENTOS METODOLÓGICOS NA HISTORIOGRAFIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA

Autores

  • Edivaldo Góis Junior Universidade Estadual de Campinas
  • Hugo Rodolfo Lovisolo Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Vilma Lení Nista-Piccolo Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Palavras-chave:

Educação física, História, Metodologia da história, Historiografia.

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar a utilização do modelo elisiano em problemas de pes- quisa no campo da História da Educação Física. Para isso, analisaram-se as características teóricas do processo civilizador de Elias. Posteriormente, testamos as explicações da teoria do processo civilizador na historiografia da Educação Física. Conclui-se que a teoria do processo civilizador deve ser aplicada de forma mais criteriosa neste campo de investigação.

Biografia do Autor

Edivaldo Góis Junior, Universidade Estadual de Campinas

Prof. Dr. Edivaldo Góis Junior.

Universidade Estadual de Campinas, São Paulo, Brasil.

egoisjunior@gmail.com

Hugo Rodolfo Lovisolo, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Prof.Dr. Hugo Rodolfo Lovisolo

Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil.

lovisolo@globo.com

Vilma Lení Nista-Piccolo, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Proafa. Dra. Vilma Lení Nista-Piccolo

Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberada, Minas Gerais, Brasil

vilma@nista.com

Downloads

Publicado

2013-05-08

Edição

Seção

Artigos de Revisão