OS SUPOSTOS ESPAÇOS DE DISCUSSÃO FUTEBOLÍSTICA NA TELEVISÃO: AS “MESAS REDONDAS”

Autores

  • Thiago Aragão Escher Faculdade de Educação - Unicamp; Faculdade de Jaguariúna - FAJ
  • Heloisa Helena Baldy dos Reis Faculdade de Educação Física - Unicamp

Palavras-chave:

Futebol, televisão, programas esportivos, merchandising.

Resumo

Este artigo analisa os programas esportivos que supostamente são os espaços de discussão do futebol. Para tanto, escolhemos os programas “Terceiro Tempo”, da Rede Bandeirantes de Televisão e “Mesa Redonda”, da TV Gazeta, por serem os mais relevantes do gênero e por serem constantemente citados nas respostas dos entrevistados de Reis (2008). Analisamos a estrutura de apresentação dos programas veiculados no ano de 2008, durante a realização do Campeonato Brasileiro de futebol, principalmente sua composição com o merchandising. Conclui-se que a compreensão desse processo não deve ser visto como uma mera mercadorização do esporte, e sim como uma mistura entre o processo simbólico que existe no futebol e sua latente transformação em mercadoria, que contribui também para uma visão fragmentada da violência no futebol e dos torcedores.

Biografia do Autor

Thiago Aragão Escher, Faculdade de Educação - Unicamp; Faculdade de Jaguariúna - FAJ

Doutorando Faculdade de Educação - Unicamp; GEF (Grupo de Estudos de Futebol); Faculdade de Jaguariúna - FAJ

Heloisa Helena Baldy dos Reis, Faculdade de Educação Física - Unicamp

Profª Drª Faculdade de Educação Física - Unicamp.

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Publicado

2011-08-16

Edição

Seção

Artigos Originais