BARREIRAS E FACILITADORES PARA A PARTICIPAÇÃO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES EM UM PROJETO SÓCIO-ESPORTIVO

Autores

  • Doralice Lange de Souza Universidade Federal do Paraná
  • Suélen Barbosa Eiras de Castro Universidade Federal do Paraná
  • Andrea Leal Vialich Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0101-32892012000300016

Palavras-chave:

Projeto social, crianças e adolescentes, determinantes, participação.

Resumo

O objetivo do trabalho foi o de investigar facilitadores e barreiras para a participação de crianças e adolescentes no projeto Esporte em Ação – Núcleo Vila Torres. A pesquisa foi qualitativa e os dados coletados através de observações e entrevistas com profissionais, participantes e pais/responsáveis. Os principais facilitadores são: acesso ao esporte, a oportunidades educacionais e a um local mais seguro do que as ruas. As principais barreiras são: falta de segurança no trajeto até o projeto; falta de incentivos dos pais/responsáveis; clima; obrigações domésticas. A pesquisa oferece subsídios para o desenvolvimento de novos projetos e projetos similares.

Biografia do Autor

Doralice Lange de Souza, Universidade Federal do Paraná

Professora do Departamento de Educação Fisica da Universidade Federal do Paraná.

Suélen Barbosa Eiras de Castro, Universidade Federal do Paraná

Aluna do Programa de Mestrado em Educação Física da UFPR

Andrea Leal Vialich, Universidade Federal do Paraná

Aluna do Programa de Mestrado em Educação Física da UFPR

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Publicado

2012-03-10

Edição

Seção

Artigos Originais