O SENTIDO DO ESPORTE PARA ATLETAS DE BASQUETE EM CADEIRAS DE RODAS: PROCESSO DE INTEGRAÇÃO SOCIAL E PROMOÇÃO DE SAÚDE

Autores

  • Luciane Cristina Arantes da Costa Universidade Estadual de Maringá
  • Joao Ricardo Nickenig Vissoci Professor da Faculdade Ingá (Maringá – Paraná – Brasil)
  • Larissa Menezes Modesto
  • Lenamar Fiorese Vieira Universidade Estadual de Maringá

Palavras-chave:

Esporte adaptado, habilidades sociais, integração social, qualidade de vida.

Resumo

Este estudo objetivou analisar o esporte adaptado enquanto processo de integração social e qualidade de vida de atletas de basquete em cadeiras de rodas. A população alvo foram 25 atletas de três equipes esportivas do Estado do Paraná. Foram instrumentos: Questionário de qualidade de vida WOOQHL Bref, Inventário de Habilidades Sociais, Questionário de Ambiente de Grupo e entrevista semiestruturada. Os resultados indicaram: os atletas possuem uma boa qualidade de vida e um bom repertório de habilidades sociais, contudo necessitando de atenção específica em situações de exposição a desconhecidos e autocontrole da agressividade; em relação à coesão do grupo, o foco concentrou-se na tarefa do que relacionado à integração social; as variáveis de integração social e autocontrole da agressividade explicaram positivamente a qualidade de vida dos atletas. Conclui-se que: o esporte adaptado contribuiu para o desenvolvimento das habilidades sociais e da integração social, tendo impacto positivo na percepção de qualidade de vida dos atletas.

Biografia do Autor

Luciane Cristina Arantes da Costa, Universidade Estadual de Maringá

Atualmente é professora assistente do Curso de Educação Física da Universidade Estadual de Maringá e doutoranda em Educação Física pelo Programa Associado de Pós-Graduação UEM/UEL.

Joao Ricardo Nickenig Vissoci, Professor da Faculdade Ingá (Maringá – Paraná – Brasil)

Atualmente é docente - Unidade de Ensino Superior Ingá, doutorando em Psicologia Social (PUCsp) e research fellow na Duke University.

Larissa Menezes Modesto

Psicóloga clínica.

Lenamar Fiorese Vieira, Universidade Estadual de Maringá

Possui Graduação em Educação Física pela Universidade Estadual de Maringá (1982), Formação em Psicologia pelo Centro de Ensino Superior de Maringá (2010), Mestrado e Doutorado em Ciência do Movimento Humano pela Universidade Federal de Santa Maria (1990-1993 e 1995-1999). Participou como visiting scholar na Indiana University-USA (1997). Atualmente é Professora de nível Associado da Universidade Estadual de Maringá. Professora do Programa Associado de Pós graduação em Educação Física UEM/UEL.

Downloads

Publicado

2013-07-16

Edição

Seção

Artigos Originais