O SENTIDO DO ESPORTE PARA ATLETAS DE BASQUETE EM CADEIRAS DE RODAS: PROCESSO DE INTEGRAÇÃO SOCIAL E PROMOÇÃO DE SAÚDE

Autores

  • Luciane Cristina Arantes da Costa Universidade Estadual de Maringá
  • Joao Ricardo Nickenig Vissoci Professor da Faculdade Ingá (Maringá – Paraná – Brasil)
  • Larissa Menezes Modesto
  • Lenamar Fiorese Vieira Universidade Estadual de Maringá

Palavras-chave:

Esporte adaptado, habilidades sociais, integração social, qualidade de vida.

Resumo

Este estudo objetivou analisar o esporte adaptado enquanto processo de integração social e qualidade de vida de atletas de basquete em cadeiras de rodas. A população alvo foram 25 atletas de três equipes esportivas do Estado do Paraná. Foram instrumentos: Questionário de qualidade de vida WOOQHL Bref, Inventário de Habilidades Sociais, Questionário de Ambiente de Grupo e entrevista semiestruturada. Os resultados indicaram: os atletas possuem uma boa qualidade de vida e um bom repertório de habilidades sociais, contudo necessitando de atenção específica em situações de exposição a desconhecidos e autocontrole da agressividade; em relação à coesão do grupo, o foco concentrou-se na tarefa do que relacionado à integração social; as variáveis de integração social e autocontrole da agressividade explicaram positivamente a qualidade de vida dos atletas. Conclui-se que: o esporte adaptado contribuiu para o desenvolvimento das habilidades sociais e da integração social, tendo impacto positivo na percepção de qualidade de vida dos atletas.

Biografia do Autor

  • Luciane Cristina Arantes da Costa, Universidade Estadual de Maringá
    Atualmente é professora assistente do Curso de Educação Física da Universidade Estadual de Maringá e doutoranda em Educação Física pelo Programa Associado de Pós-Graduação UEM/UEL.
  • Joao Ricardo Nickenig Vissoci, Professor da Faculdade Ingá (Maringá – Paraná – Brasil)
    Atualmente é docente - Unidade de Ensino Superior Ingá, doutorando em Psicologia Social (PUCsp) e research fellow na Duke University.
  • Larissa Menezes Modesto
    Psicóloga clínica.
  • Lenamar Fiorese Vieira, Universidade Estadual de Maringá
    Possui Graduação em Educação Física pela Universidade Estadual de Maringá (1982), Formação em Psicologia pelo Centro de Ensino Superior de Maringá (2010), Mestrado e Doutorado em Ciência do Movimento Humano pela Universidade Federal de Santa Maria (1990-1993 e 1995-1999). Participou como visiting scholar na Indiana University-USA (1997). Atualmente é Professora de nível Associado da Universidade Estadual de Maringá. Professora do Programa Associado de Pós graduação em Educação Física UEM/UEL.

Downloads

Publicado

2013-07-16

Edição

Seção

Artigos Originais