INFLUÊNCIA DAS RESTRIÇÕES NA LEALDADE DOS ESPECTADORES DE FUTEBOL: SPORT LISBOA E BENFICA

Autores

  • Jorge Miguel Rodrigues de Pina Cardoso Faculdade de Motricidade Humana
  • Abel Hermínio Lourenço Correia Faculdade de Motricidade Humana
  • Rui Daniel Gaspar Neto Biscaia Faculdade de Motricidade Humana

Palavras-chave:

Restrições, lealdade, futebol, espectadores.

Resumo

O objetivo do estudo foi analisar a influência das restrições na lealdade dos espectadores de futebol. Foi aplicado um questionário a adeptos do Sport Lisboa e Benfica e através de uma análise fatorial exploratória identificaram-se 11 fatores. Uma análise de regressão linear permitiu identificar que 4 influenciam significativamente a lealdade dos adeptos. Os resultados dos testes ANOVA identificaram a existência de diferenças estatisticamente significativas entre restrições sentidas por sócios e não sócios, bem como entre espectadores com diferentes habilitações escolares. Quanto à lealdade, verificaram-se diferenças entre sócios e não sócios. As implicações dos resultados são discutidas e fornecem-se sugestões para futuras pesquisas.

Biografia do Autor

Jorge Miguel Rodrigues de Pina Cardoso, Faculdade de Motricidade Humana

Jorge Miguel Cardoso Mestre em Gestão de Organizações Desportivas Mestrado em Gestão de Organizações Desportivas pela Faculdade de Motricidade Humana e pelo Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade Técnica de Lisboa (FMH/ISEG-UTL) (2011). As linhas de investigação estão focadas nos comportamentos de consumo no desporto.

Abel Hermínio Lourenço Correia, Faculdade de Motricidade Humana

Doutorado em Ciências do Desporto pela Faculdade de Motricidade Humana da Universidade Técnica de Lisboa (FMH/UTL) (2000). Atualmente é professor Associado da FMH/UTL e regente da disciplina de Marketing do Desporto e de Organização do Desporto. Coordenador do Mestrado em Gestão do Desporto – Organizações Desportivas (FMH/ISEG). Tem publicado artigos na European Sport Management Quarterly e na International Journal of Sport Management and Marketing. E tem como linhas de investigação o estudo dos factores comportamentais e psicossociais no consumo do desporto em diferentes contextos organizacionais e o estudo dos processos estratégicos e de governance na gestão das organizações do desporto e dos eventos desportivos.

Rui Daniel Gaspar Neto Biscaia, Faculdade de Motricidade Humana

Mestrado em Gestão do Desporto pela Faculdade de Motricidade Humana da Universidade Técnica de Lisboa (FMH/UTL) (2008), doutorando em Sociologia e Gestão do Desporto pela FMH/UTL (desde 2010). Atualmente é bolseiro da Fundação para a Ciência e Tecnologia e Assistente convidado no Instituto Piaget (Campus Almada). Tem artigos publicados na Revista Brasileira de Ciências do Esporte e na Revista Portuguesa de Ciências do Desporto. Durante o presente ano será publicado um artigo no European Sport Management Quarterly. As linhas de investigação estão focadas nos comportamentos de consumo no desporto em diferentes contextos organizacionais e no patrocínio desportivo.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2013-07-16

Edição

Seção

Artigos Originais