INFLUENCE OF CONSTRAINTS ON SOCCER ATTENDANCE LOYALTY: SPORT LISBOA E BENFICA

Authors

  • Jorge Miguel Rodrigues de Pina Cardoso Faculdade de Motricidade Humana
  • Abel Hermínio Lourenço Correia Faculdade de Motricidade Humana
  • Rui Daniel Gaspar Neto Biscaia Faculdade de Motricidade Humana

Keywords:

Constraints, Loyalty, Soccer, Attendance.

Abstract

The purpose of this study was to analyse the influence of constraints on the soccer spectators’ loyalty. An online survey was applied to Sport Lisboa e Benfica fans and through an exploratory factor analysis, 11 factors were identified. The results of a linear regression showed that 4 have significant influence in spectators’ loyalty. The ANOVA results showed significant differences in the constraints felt by members and non-members, as well as among spectators with different academic degrees. As for loyalty, there are differences among members and non-members. Managerial implications of these results are discussed and suggestions for future research are provided.

Author Biographies

  • Jorge Miguel Rodrigues de Pina Cardoso, Faculdade de Motricidade Humana
    Jorge Miguel Cardoso Mestre em Gestão de Organizações Desportivas Mestrado em Gestão de Organizações Desportivas pela Faculdade de Motricidade Humana e pelo Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade Técnica de Lisboa (FMH/ISEG-UTL) (2011). As linhas de investigação estão focadas nos comportamentos de consumo no desporto.
  • Abel Hermínio Lourenço Correia, Faculdade de Motricidade Humana
    Doutorado em Ciências do Desporto pela Faculdade de Motricidade Humana da Universidade Técnica de Lisboa (FMH/UTL) (2000). Atualmente é professor Associado da FMH/UTL e regente da disciplina de Marketing do Desporto e de Organização do Desporto. Coordenador do Mestrado em Gestão do Desporto – Organizações Desportivas (FMH/ISEG). Tem publicado artigos na European Sport Management Quarterly e na International Journal of Sport Management and Marketing. E tem como linhas de investigação o estudo dos factores comportamentais e psicossociais no consumo do desporto em diferentes contextos organizacionais e o estudo dos processos estratégicos e de governance na gestão das organizações do desporto e dos eventos desportivos.
  • Rui Daniel Gaspar Neto Biscaia, Faculdade de Motricidade Humana
    Mestrado em Gestão do Desporto pela Faculdade de Motricidade Humana da Universidade Técnica de Lisboa (FMH/UTL) (2008), doutorando em Sociologia e Gestão do Desporto pela FMH/UTL (desde 2010). Atualmente é bolseiro da Fundação para a Ciência e Tecnologia e Assistente convidado no Instituto Piaget (Campus Almada). Tem artigos publicados na Revista Brasileira de Ciências do Esporte e na Revista Portuguesa de Ciências do Desporto. Durante o presente ano será publicado um artigo no European Sport Management Quarterly. As linhas de investigação estão focadas nos comportamentos de consumo no desporto em diferentes contextos organizacionais e no patrocínio desportivo.

Additional Files

Published

2013-07-16

Issue

Section

Artigos Originais