INFLUÊNCIA DAS RESTRIÇÕES NA LEALDADE DOS ESPECTADORES DE FUTEBOL: SPORT LISBOA E BENFICA

Autores

  • Jorge Miguel Rodrigues de Pina Cardoso Faculdade de Motricidade Humana
  • Abel Hermínio Lourenço Correia Faculdade de Motricidade Humana
  • Rui Daniel Gaspar Neto Biscaia Faculdade de Motricidade Humana

Palavras-chave:

Restrições, lealdade, futebol, espectadores.

Resumo

O objetivo do estudo foi analisar a influência das restrições na lealdade dos espectadores de futebol. Foi aplicado um questionário a adeptos do Sport Lisboa e Benfica e através de uma análise fatorial exploratória identificaram-se 11 fatores. Uma análise de regressão linear permitiu identificar que 4 influenciam significativamente a lealdade dos adeptos. Os resultados dos testes ANOVA identificaram a existência de diferenças estatisticamente significativas entre restrições sentidas por sócios e não sócios, bem como entre espectadores com diferentes habilitações escolares. Quanto à lealdade, verificaram-se diferenças entre sócios e não sócios. As implicações dos resultados são discutidas e fornecem-se sugestões para futuras pesquisas.

Biografia do Autor

  • Jorge Miguel Rodrigues de Pina Cardoso, Faculdade de Motricidade Humana
    Jorge Miguel Cardoso Mestre em Gestão de Organizações Desportivas Mestrado em Gestão de Organizações Desportivas pela Faculdade de Motricidade Humana e pelo Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade Técnica de Lisboa (FMH/ISEG-UTL) (2011). As linhas de investigação estão focadas nos comportamentos de consumo no desporto.
  • Abel Hermínio Lourenço Correia, Faculdade de Motricidade Humana
    Doutorado em Ciências do Desporto pela Faculdade de Motricidade Humana da Universidade Técnica de Lisboa (FMH/UTL) (2000). Atualmente é professor Associado da FMH/UTL e regente da disciplina de Marketing do Desporto e de Organização do Desporto. Coordenador do Mestrado em Gestão do Desporto – Organizações Desportivas (FMH/ISEG). Tem publicado artigos na European Sport Management Quarterly e na International Journal of Sport Management and Marketing. E tem como linhas de investigação o estudo dos factores comportamentais e psicossociais no consumo do desporto em diferentes contextos organizacionais e o estudo dos processos estratégicos e de governance na gestão das organizações do desporto e dos eventos desportivos.
  • Rui Daniel Gaspar Neto Biscaia, Faculdade de Motricidade Humana
    Mestrado em Gestão do Desporto pela Faculdade de Motricidade Humana da Universidade Técnica de Lisboa (FMH/UTL) (2008), doutorando em Sociologia e Gestão do Desporto pela FMH/UTL (desde 2010). Atualmente é bolseiro da Fundação para a Ciência e Tecnologia e Assistente convidado no Instituto Piaget (Campus Almada). Tem artigos publicados na Revista Brasileira de Ciências do Esporte e na Revista Portuguesa de Ciências do Desporto. Durante o presente ano será publicado um artigo no European Sport Management Quarterly. As linhas de investigação estão focadas nos comportamentos de consumo no desporto em diferentes contextos organizacionais e no patrocínio desportivo.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2013-07-16

Edição

Seção

Artigos Originais