ANALYSIS OF THE PERCEPTION OF PHYSICAL EDUCATION TEACHERS ON THE INTERFACE HEALTH AND PHYSICAL EDUCATION SCHOOL: CONCEPTS AND METHODOLOGIES

Authors

  • Heraldo Simões Ferreira É docente no ensino superior desde 2003. É Professor Adjunto da UECE. Atualmente exerce o cargo de coordenador do curso de graduação em Educação Física da UECE. É coordenador do curso de especialização em Lutas - UECE.
  • Braulio Nogueira de Oliveira Universidade Estadual do Ceará - Graduado em Educação Física; Universidade Estadual do Ceará - Especialização em andamento em Saúde do Idoso; Escola de Formação Profissional em Saúde da Família Visconde de Sabóia Sobral - Especialização amandamento em caráter Residência Multiprofissional em Saúde da Família
  • José Jackson Coelho Sampaio Atualmente é Professor Titular em Saúde Pública, docente do Mestrado Acadêmico em Saúde Pública e do Doutorado em Saúde Coletiva, líder do Grupo de Pesquisa Vida e Trabalho e do Laboratório de Humanização da Atenção em Saúde, e Pró-Reitor de Pós-Graduação e Pesquisa da Universidade Estadual do Ceará.

Keywords:

Physical education, public health, school, human resources.

Abstract

This study addresses the applicability of the concepts of health in its broadest sense, by the Physical Education teachers in the school in Fortaleza / CE. This is a qualitative study, analytical-critical, where we used the method of Content Analysis. That done, we conducted interviews with nine teachers, and listed the following analytical categories: reasons for using the health issue in classes about physical activity and health, and teaching methodologies. We conclude that in general, teacher’s concept of health adopted is not taken into its broad sense, therefore, it is necessary to overcome individual and biological aspects of their practices and f or a new direction from the collective.

Author Biographies

Heraldo Simões Ferreira, É docente no ensino superior desde 2003. É Professor Adjunto da UECE. Atualmente exerce o cargo de coordenador do curso de graduação em Educação Física da UECE. É coordenador do curso de especialização em Lutas - UECE.

Doutor em Saúde Coletiva (UECE), Mestre em Educação em Saúde (UNIFOR), Especialista em Psicomotricidade (UECE) e Professor de Educação Física (UNIFOR). Atuou por 16 anos na Educação Básica. É docente no ensino superior desde 2003. É Professor Adjunto da UECE. Atualmente exerce o cargo de coordenador do curso de graduação em Educação Física da UECE. É coordenador do curso de especialização em Lutas - UECE. Coordena também o curso de especialização em Gestão em Saúde - UAB/UECE. Atua principalmente em duas grandes áreas, a primeira relativa a Educação Física Escolar, onde estuda formação de professores, lutas na escola e psicomotricidade; e a segunda se refere a Saúde, detendo-se a pesquisa da saúde em ambientes escolares.

Braulio Nogueira de Oliveira, Universidade Estadual do Ceará - Graduado em Educação Física; Universidade Estadual do Ceará - Especialização em andamento em Saúde do Idoso; Escola de Formação Profissional em Saúde da Família Visconde de Sabóia Sobral - Especialização amandamento em caráter Residência Multiprofissional em Saúde da Família

Possui título de licenciatura plena em Educação Física pela Universidade Estadual do Ceará. Especialização em andamento em Saúde do Idoso. Especialização em andamento em caráter de Residência Multiprofissional em Saúde da Família - EFSFVS. Foi bolsista do Programa de Educação para o Trabalho em Saúde/ Saúde da Família. Atua principalmente em Saúde Pública/ Saúde da Família/ Saúde do Idoso/ Controle Social e suas relações com a Educação Física. Atuou estagiário no Serviço Social do Comércio de Fortaleza/CE por 2 anos. Foi membro do Projeto de Humanização com Artes na Saúde, no qual atuou no âmbito da atenção secundária à saúde. Foi monitor da disciplina de Natação 2 do curso de Educação Física da Universidade Estadual do Ceará.

José Jackson Coelho Sampaio, Atualmente é Professor Titular em Saúde Pública, docente do Mestrado Acadêmico em Saúde Pública e do Doutorado em Saúde Coletiva, líder do Grupo de Pesquisa Vida e Trabalho e do Laboratório de Humanização da Atenção em Saúde, e Pró-Reitor de Pós-Graduação e Pesquisa da Universidade Estadual do Ceará.

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Ceará (1975), mestrado em Medicina Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1988) e doutorado em Medicina Preventiva pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (1992). Atualmente é Professor Titular em Saúde Pública, docente do Mestrado Acadêmico em Saúde Pública e do Doutorado em Saúde Coletiva, líder do Grupo de Pesquisa Vida e Trabalho e do Laboratório de Humanização da Atenção em Saúde, e Pró-Reitor de Pós-Graduação e Pesquisa da Universidade Estadual do Ceará. Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Saúde Pública, atuando principalmente nos seguintes temas: saúde mental, saúde e trabalho, política e planejamento em saúde.

Additional Files

Published

2013-05-08

Issue

Section

Artigos Originais