ANÁLISE DA PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA ACERCA DA INTERFACE ENTRE A SAÚDE E A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: CONCEITOS E METODOLOGIAS

Autores

  • Heraldo Simões Ferreira É docente no ensino superior desde 2003. É Professor Adjunto da UECE. Atualmente exerce o cargo de coordenador do curso de graduação em Educação Física da UECE. É coordenador do curso de especialização em Lutas - UECE.
  • Braulio Nogueira de Oliveira Universidade Estadual do Ceará - Graduado em Educação Física; Universidade Estadual do Ceará - Especialização em andamento em Saúde do Idoso; Escola de Formação Profissional em Saúde da Família Visconde de Sabóia Sobral - Especialização amandamento em caráter Residência Multiprofissional em Saúde da Família
  • José Jackson Coelho Sampaio Atualmente é Professor Titular em Saúde Pública, docente do Mestrado Acadêmico em Saúde Pública e do Doutorado em Saúde Coletiva, líder do Grupo de Pesquisa Vida e Trabalho e do Laboratório de Humanização da Atenção em Saúde, e Pró-Reitor de Pós-Graduação e Pesquisa da Universidade Estadual do Ceará.

Palavras-chave:

Educação Física, escola, saúde pública, recursos humanos.

Resumo

O presente estudo visa analisar a percepção dos professores de Educação Física da rede municipal de ensino de Fortaleza-CE, acerca de sua concepção de saúde e da relação desta com a Educação Física escolar. Trata-se de um estudo qualitativo, analítico-crítico, em que se utilizou o método da análise de conteúdo. Nessa feita, foram realizadas entrevistas com nove professores, sendo elencadas as seguintes categorias analíticas: motivos da utilização do tema saúde nas aulas; relação atividade física e saúde; e metodologias de ensino. Conclui-se que, de modo geral, o conceito de saúde adotado não contempla o seu sentido ampliado, dessa forma, torna-se necessário ultrapassar os aspectos individuais e biológicos de suas práticas.

Biografia do Autor

Heraldo Simões Ferreira, É docente no ensino superior desde 2003. É Professor Adjunto da UECE. Atualmente exerce o cargo de coordenador do curso de graduação em Educação Física da UECE. É coordenador do curso de especialização em Lutas - UECE.

Doutor em Saúde Coletiva (UECE), Mestre em Educação em Saúde (UNIFOR), Especialista em Psicomotricidade (UECE) e Professor de Educação Física (UNIFOR). Atuou por 16 anos na Educação Básica. É docente no ensino superior desde 2003. É Professor Adjunto da UECE. Atualmente exerce o cargo de coordenador do curso de graduação em Educação Física da UECE. É coordenador do curso de especialização em Lutas - UECE. Coordena também o curso de especialização em Gestão em Saúde - UAB/UECE. Atua principalmente em duas grandes áreas, a primeira relativa a Educação Física Escolar, onde estuda formação de professores, lutas na escola e psicomotricidade; e a segunda se refere a Saúde, detendo-se a pesquisa da saúde em ambientes escolares.

Braulio Nogueira de Oliveira, Universidade Estadual do Ceará - Graduado em Educação Física; Universidade Estadual do Ceará - Especialização em andamento em Saúde do Idoso; Escola de Formação Profissional em Saúde da Família Visconde de Sabóia Sobral - Especialização amandamento em caráter Residência Multiprofissional em Saúde da Família

Possui título de licenciatura plena em Educação Física pela Universidade Estadual do Ceará. Especialização em andamento em Saúde do Idoso. Especialização em andamento em caráter de Residência Multiprofissional em Saúde da Família - EFSFVS. Foi bolsista do Programa de Educação para o Trabalho em Saúde/ Saúde da Família. Atua principalmente em Saúde Pública/ Saúde da Família/ Saúde do Idoso/ Controle Social e suas relações com a Educação Física. Atuou estagiário no Serviço Social do Comércio de Fortaleza/CE por 2 anos. Foi membro do Projeto de Humanização com Artes na Saúde, no qual atuou no âmbito da atenção secundária à saúde. Foi monitor da disciplina de Natação 2 do curso de Educação Física da Universidade Estadual do Ceará.

José Jackson Coelho Sampaio, Atualmente é Professor Titular em Saúde Pública, docente do Mestrado Acadêmico em Saúde Pública e do Doutorado em Saúde Coletiva, líder do Grupo de Pesquisa Vida e Trabalho e do Laboratório de Humanização da Atenção em Saúde, e Pró-Reitor de Pós-Graduação e Pesquisa da Universidade Estadual do Ceará.

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Ceará (1975), mestrado em Medicina Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1988) e doutorado em Medicina Preventiva pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (1992). Atualmente é Professor Titular em Saúde Pública, docente do Mestrado Acadêmico em Saúde Pública e do Doutorado em Saúde Coletiva, líder do Grupo de Pesquisa Vida e Trabalho e do Laboratório de Humanização da Atenção em Saúde, e Pró-Reitor de Pós-Graduação e Pesquisa da Universidade Estadual do Ceará. Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Saúde Pública, atuando principalmente nos seguintes temas: saúde mental, saúde e trabalho, política e planejamento em saúde.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2013-05-08

Edição

Seção

Artigos Originais