INFLUENCE OF CONSTRAINTS ON SOCCER ATTENDANCE LOYALTY: SPORT LISBOA E BENFICA

Authors

  • Jorge Miguel Rodrigues de Pina Cardoso Faculdade de Motricidade Humana
  • Abel Hermínio Lourenço Correia Faculdade de Motricidade Humana
  • Rui Daniel Gaspar Neto Biscaia Faculdade de Motricidade Humana

Keywords:

Constraints, Loyalty, Soccer, Attendance.

Abstract

The purpose of this study was to analyse the influence of constraints on the soccer spectators’ loyalty. An online survey was applied to Sport Lisboa e Benfica fans and through an exploratory factor analysis, 11 factors were identified. The results of a linear regression showed that 4 have significant influence in spectators’ loyalty. The ANOVA results showed significant differences in the constraints felt by members and non-members, as well as among spectators with different academic degrees. As for loyalty, there are differences among members and non-members. Managerial implications of these results are discussed and suggestions for future research are provided.

Author Biographies

Jorge Miguel Rodrigues de Pina Cardoso, Faculdade de Motricidade Humana

Jorge Miguel Cardoso Mestre em Gestão de Organizações Desportivas Mestrado em Gestão de Organizações Desportivas pela Faculdade de Motricidade Humana e pelo Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade Técnica de Lisboa (FMH/ISEG-UTL) (2011). As linhas de investigação estão focadas nos comportamentos de consumo no desporto.

Abel Hermínio Lourenço Correia, Faculdade de Motricidade Humana

Doutorado em Ciências do Desporto pela Faculdade de Motricidade Humana da Universidade Técnica de Lisboa (FMH/UTL) (2000). Atualmente é professor Associado da FMH/UTL e regente da disciplina de Marketing do Desporto e de Organização do Desporto. Coordenador do Mestrado em Gestão do Desporto – Organizações Desportivas (FMH/ISEG). Tem publicado artigos na European Sport Management Quarterly e na International Journal of Sport Management and Marketing. E tem como linhas de investigação o estudo dos factores comportamentais e psicossociais no consumo do desporto em diferentes contextos organizacionais e o estudo dos processos estratégicos e de governance na gestão das organizações do desporto e dos eventos desportivos.

Rui Daniel Gaspar Neto Biscaia, Faculdade de Motricidade Humana

Mestrado em Gestão do Desporto pela Faculdade de Motricidade Humana da Universidade Técnica de Lisboa (FMH/UTL) (2008), doutorando em Sociologia e Gestão do Desporto pela FMH/UTL (desde 2010). Atualmente é bolseiro da Fundação para a Ciência e Tecnologia e Assistente convidado no Instituto Piaget (Campus Almada). Tem artigos publicados na Revista Brasileira de Ciências do Esporte e na Revista Portuguesa de Ciências do Desporto. Durante o presente ano será publicado um artigo no European Sport Management Quarterly. As linhas de investigação estão focadas nos comportamentos de consumo no desporto em diferentes contextos organizacionais e no patrocínio desportivo.

Additional Files

Published

2013-07-16

Issue

Section

Artigos Originais