O DESENVOLVIMENTO DA COMPREENSÃO HOLÍSTICA DO JOGO POR MEIO DA CRIAÇÃO DO JOGO

Authors

  • Mauro Henrique André Illinois State University
  • Peter Hastie Auburn University
  • Rui Flores Araújo Universidade do Porto

Keywords:

compreensão esportiva, criação de jogos, educação física, educação física escolar

Abstract

O estudo examinou a compreensão holística do jogo (compreensão de regras, valores, distinção entre boas e más práticas) aprendida por alunos do ensino fundamental após uma intervenção de criação de jogos de alvo. A intervenção foi dividida em cinco momentos: introdução aos jogos de alvo, ensinar jogos a outros alunos, criar novos jogos, ensinar seus próprios jogos e praticá-los. A coleta de dados incluiu observações, questionários e entrevistas, que foram analisados por meio de uma triangulação. Concluiu-se que os alunos foram capazes de valorizar as regras dos jogos criados, mas tiveram dificuldade na apresentação dos jogos, uma tarefa normalmente atribuída ao professor.

Author Biographies

Mauro Henrique André, Illinois State University

Doutor em Educação Física School of Kinesiology and Recreation Área: Physical Education / Educação Física

Peter Hastie, Auburn University

PhD in Physical Education Department of Kinesiology - College of Education Área: Educação Física

Rui Flores Araújo, Universidade do Porto

Doutorando em Educação Física Departamento de Voleibol - Faculdade de Desporto

Additional Files

Published

2015-06-23

Issue

Section

Artigos Originais