O DESENVOLVIMENTO DA COMPREENSÃO HOLÍSTICA DO JOGO POR MEIO DA CRIAÇÃO DO JOGO

Autores/as

  • Mauro Henrique André Illinois State University
  • Peter Hastie Auburn University
  • Rui Flores Araújo Universidade do Porto

Palabras clave:

compreensão esportiva, criação de jogos, educação física, educação física escolar

Resumen

O estudo examinou a compreensão holística do jogo (compreensão de regras, valores, distinção entre boas e más práticas) aprendida por alunos do ensino fundamental após uma intervenção de criação de jogos de alvo. A intervenção foi dividida em cinco momentos: introdução aos jogos de alvo, ensinar jogos a outros alunos, criar novos jogos, ensinar seus próprios jogos e praticá-los. A coleta de dados incluiu observações, questionários e entrevistas, que foram analisados por meio de uma triangulação. Concluiu-se que os alunos foram capazes de valorizar as regras dos jogos criados, mas tiveram dificuldade na apresentação dos jogos, uma tarefa normalmente atribuída ao professor.

Biografía del autor/a

Mauro Henrique André, Illinois State University

Doutor em Educação Física School of Kinesiology and Recreation Área: Physical Education / Educação Física

Peter Hastie, Auburn University

PhD in Physical Education Department of Kinesiology - College of Education Área: Educação Física

Rui Flores Araújo, Universidade do Porto

Doutorando em Educação Física Departamento de Voleibol - Faculdade de Desporto

Publicado

2015-06-23

Número

Sección

Artigos Originais