Proposals For Physical Education Curriculum In Pernambuco(Des) Understanding About The Sport

Authors

  • Kadja Michele Ramos Tenório Universidade de Pernambuco (UPE), Professora da rede Estadual de Pernambuco, da Faculdade IBGM.
  • Rodrigo Falcão Cabral de Oliveira Universidade de Pernambuco (UPE)
  • Ricardo Bezerra Torres Lima Universidade de Pernambuco (UPE)
  • Iraquitan de Oliveira Caminha Professor do Programa Associado de Pós-graduação em Educação Física Universidade Estadual de Pernambuco/Universidade Federal da Paraíba (UPE/UFPB)
  • Marcelo Soares Tavares de Melo Professor da ESEF-UPE, do Colégio de Aplicação da UFPE. Membro Grupo de Pesquisa Ethnós ESEF-UPE.
  • Macílio Souza Júnior Universidade de Pernambuco (UPE)

Keywords:

physical education, school, curriculum, sport.

Abstract

This study aimed to analyze the perspectives by which sport was the topic addressed in proposed curricula for physical education in the state of Pernambuco in the period between 1989 and 2010. For this purpose we conducted a documental qualitative study, with data collected from official documents of the Department of Education of the State Government available in print and digital formats. All the documents were treated by the same categorial content analysis by theme. We can identify the permanence of the ideal object of study of physical culture, as well as the sports theme in all the examined proposals. Although the approach to the sport theme has not been the same in all proposals, but there is a great similarity. We understand that in most cases there has been an effort to present the sport in physical education classes not as a mere reproduction of the sport show, referring to a broader approach on this phenomenon. We also identified that these efforts have not always shown coherence between the intentions of the content organization and the methodology proposed.

Author Biographies

Kadja Michele Ramos Tenório, Universidade de Pernambuco (UPE), Professora da rede Estadual de Pernambuco, da Faculdade IBGM.

Possui graduação em licenciatura em educação física pela Universidade de Pernambuco (2008). Mestre em Educação Física na linha de pesquisa Prática Pedagógica e Formação Profissional em Educação Física. Membro do Grupo de Pesquisa Estudos Etnográficos em Educação Física e Esportes (ETHNÓS) do Laboratório de Estudos Pedagógicos da ESEF- UPE. Participa como professora formadora da Política de Formação Continuada desenvolvida pelo Estado de Pernambuco sob assessoria do Grupo ETHNÓS. É professora efetiva de educação física - Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco/ Prefeitura Municipal de Jaboatão dos Guararapes. Tem experiência na área de Educação, atuando com Educação Física Escolar na Educação Básica e graduação em Educação Física. Linhas de pesquisa: Educação Física escolar; Prática pedagógica; Formação inicial e continuada; Currículo e Políticas públicas

Rodrigo Falcão Cabral de Oliveira, Universidade de Pernambuco (UPE)

Atualmente é professor auxiliar do Curso de Educação Física na Universidade de Pernambuco. Professor da Faculdade IBGM. Mestre em Educação Física na linha de pesquisa Prática Pedagógica e Formação Profissional em Educação Física do Programa Associado de Pós-Graduação em Educação Física UPE/UFPB. Tem Especialização em Educação Física Escolar da ESEF/UPE. Possui graduação em Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade de Pernambuco (2008). É membro do Grupo de Pesquisa Estudos Etnográficos em Educação Física e Esporte (ETHNÓS) do Laboratório de Estudos Pedagógicos da ESEF-UPE. Participa do Projeto de Formação Continuada dos Professores de Educação Física do Estado de Pernambuco. Desenvolve estudos nas seguintes áreas: Inovações Pedagógicas,O trato pedagógico o Esporte na Escola, Formação Continuada e Pratica Pedagógica.

Ricardo Bezerra Torres Lima, Universidade de Pernambuco (UPE)

Professor do Departamento de Educação Física (DEF) da Universidade Federal Rural de Pernambuco. É bacharel em Direito pela Universidade Católica de Pernambuco (2001) e possui Licenciatura plena em Educação Física pela Universidade de Pernambuco (2007). Especialista em Administração e Marketing Esportivo pela Universidade Gama Filho e em Direito do Consumidor pela FADEPE. Mestre em Educação Física do Programa Associado de Pós-Graduação em Educação Física UPE/UFPB, atuando na linha de pesquisa de Prática Pedagógica e Formação Profissional em Educação Física. Pesquisa na área de Educação Física, com ênfase em Aspectos Sócio-antropológicos da Educação Física e Prática Pedagógica e Formação Profissional em Educação Física.

Iraquitan de Oliveira Caminha, Professor do Programa Associado de Pós-graduação em Educação Física Universidade Estadual de Pernambuco/Universidade Federal da Paraíba (UPE/UFPB)

Graduado em Educação Física pela Universidade Federal da Paraíba (1988). Graduado em Psicologia nos Institutos Paraibanos de Educação (1990). Graduado em Filosofia pela Universidade Federal da Paraíba (1995). Mestre em Filosofia pela Universidade Federal da Paraíba (1996). Doutor em Filosofia pela Université Catholique de Louvain (2001). Defendeu tese sobre o problema da percepção na filosofia de Merleau-Ponty. Foi professor-pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Paraíba de 2002 a 2008. Foi presidente do Conselho Regional de Educação Física - CREF10/PB-RN no período 2006/2007. Atualmente é professor-pesquisador do Departamento de Educação Física, do Programa Associado de Pós-graduação em Educação Física da Universidade Estadual de Pernambuco/Universidade Federal da Paraíba e do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Federal da Paraíba. Líder dos grupos de pesquisa: LAISTHESIS - Laboratório de Estudos sobre Corpo, Estética e Sociedade e do Grupo de Estudos de FILOSOFIA DA PERCEPÇÃO. Membro do LABORE - Laboratório de Psicopatologia Fundamental do EPSI (Espaço Psicanalítico) e do NEPPE - Núcleo de Estudos e Pesquisas em Psicanálise e Educação do EPSI. Autor do livro O distante-próximo e o próximo-distante: corpo e percepção na filosofia de Merleau-Ponty e de vários artigos e capítulos de livros sobre Corpo, Ética, Educação Física, Esporte, Filosofia, Educação e Psicanálise.

Marcelo Soares Tavares de Melo, Professor da ESEF-UPE, do Colégio de Aplicação da UFPE. Membro Grupo de Pesquisa Ethnós ESEF-UPE.

Doutor e Mestre em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Especialista em Educação Física Escolar (UGF); Especialista em Ciência e Técnica da Natação (UFG); Especialista em Educação Física Não Formal (UFPE) e Especialista em Administração Escolar (UPE). Atualmente é professor adjunto da Universidade de Pernambuco (UPE) e da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Professor do programa Associado de Pós-graduação (Mestrado) em Educação Física UPE/UFPB. Coordenador do Curso de especialização em Educação Física escolar da ESEF-UPE. Coordenador do grupo de pesquisa - ETHNÓS da ESEF-UPE e membro do grupo de pesquisa Formação de Professores e Profissionalização Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPE. Tem experiência na área de Educação e de Educação Física, com ênfase em Educação Física Escolar, Prática Pedagógica e Formação de Professores. Atuando principalmente nos seguintes temas: jogo, pesquisa escolar, avaliação interativa, inovações pedagógicas, currículo, prática curricular.

Macílio Souza Júnior, Universidade de Pernambuco (UPE)

é Doutor e Mestre em Educação pela UFPE, Especialista em Pedagogia do Esporte pela mesma IES e Licenciado em Educação Física pela UPE. É Professor adjunto IIA da ESEF-UPE, atuando na graduação, na especialização, Mestrado e doutorado em Educação Física. Atua na área de Educação, com ênfase em Currículo e Formação de Professores e na Educação Física com ênfase nas questões pedagógicas, particularmente as escolares. É coordenador do Grupo de Pesquisa ETHNÓS da ESEF-UPE.

Published

2015-03-31

Issue

Section

Artigos Originais