PROPOSTAS CURRICULARES PARA EDUCAÇÃO FÍSICA EM PERNAMBUCO: ENTENDIMENTOS ACERCA DO ESPORTE

Autores

  • Kadja Michele Ramos Tenório Universidade de Pernambuco (UPE), Professora da rede Estadual de Pernambuco, da Faculdade IBGM.
  • Rodrigo Falcão Cabral de Oliveira Universidade de Pernambuco (UPE)
  • Ricardo Bezerra Torres Lima Universidade de Pernambuco (UPE)
  • Iraquitan de Oliveira Caminha Professor do Programa Associado de Pós-graduação em Educação Física Universidade Estadual de Pernambuco/Universidade Federal da Paraíba (UPE/UFPB)
  • Marcelo Soares Tavares de Melo Professor da ESEF-UPE, do Colégio de Aplicação da UFPE. Membro Grupo de Pesquisa Ethnós ESEF-UPE.
  • Macílio Souza Júnior Universidade de Pernambuco (UPE)

Palavras-chave:

educação física, escola, currículo, esporte

Resumo

Analisamos como o tema esporte foi abordado nas propostas curriculares para educação física no Estado de Pernambuco no período de 1989 a 2013, por via de uma pesquisa documental, tendo como fontes de dados documentos oficiais da Secretaria de Educação, utilizando a análise de conteúdo categorial por temática. Identificamos a perenidade dos fundamentos do objeto de estudo da cultura corporal e do tema esporte em todas as propostas analisadas. Compreendemos que houve um esforço dos professores para que o esporte não fosse uma mera reprodução do esporte de alto rendimento. Entretanto, identificamos que este nem sempre foi acompanhado por uma coerência entre a intencionalidade pedagógica para com o tema, sua organização de conteúdos e a metodologia proposta.

Biografia do Autor

Kadja Michele Ramos Tenório, Universidade de Pernambuco (UPE), Professora da rede Estadual de Pernambuco, da Faculdade IBGM.

Possui graduação em licenciatura em educação física pela Universidade de Pernambuco (2008). Mestre em Educação Física na linha de pesquisa Prática Pedagógica e Formação Profissional em Educação Física. Membro do Grupo de Pesquisa Estudos Etnográficos em Educação Física e Esportes (ETHNÓS) do Laboratório de Estudos Pedagógicos da ESEF- UPE. Participa como professora formadora da Política de Formação Continuada desenvolvida pelo Estado de Pernambuco sob assessoria do Grupo ETHNÓS. É professora efetiva de educação física - Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco/ Prefeitura Municipal de Jaboatão dos Guararapes. Tem experiência na área de Educação, atuando com Educação Física Escolar na Educação Básica e graduação em Educação Física. Linhas de pesquisa: Educação Física escolar; Prática pedagógica; Formação inicial e continuada; Currículo e Políticas públicas

Rodrigo Falcão Cabral de Oliveira, Universidade de Pernambuco (UPE)

Atualmente é professor auxiliar do Curso de Educação Física na Universidade de Pernambuco. Professor da Faculdade IBGM. Mestre em Educação Física na linha de pesquisa Prática Pedagógica e Formação Profissional em Educação Física do Programa Associado de Pós-Graduação em Educação Física UPE/UFPB. Tem Especialização em Educação Física Escolar da ESEF/UPE. Possui graduação em Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade de Pernambuco (2008). É membro do Grupo de Pesquisa Estudos Etnográficos em Educação Física e Esporte (ETHNÓS) do Laboratório de Estudos Pedagógicos da ESEF-UPE. Participa do Projeto de Formação Continuada dos Professores de Educação Física do Estado de Pernambuco. Desenvolve estudos nas seguintes áreas: Inovações Pedagógicas,O trato pedagógico o Esporte na Escola, Formação Continuada e Pratica Pedagógica.

Ricardo Bezerra Torres Lima, Universidade de Pernambuco (UPE)

Professor do Departamento de Educação Física (DEF) da Universidade Federal Rural de Pernambuco. É bacharel em Direito pela Universidade Católica de Pernambuco (2001) e possui Licenciatura plena em Educação Física pela Universidade de Pernambuco (2007). Especialista em Administração e Marketing Esportivo pela Universidade Gama Filho e em Direito do Consumidor pela FADEPE. Mestre em Educação Física do Programa Associado de Pós-Graduação em Educação Física UPE/UFPB, atuando na linha de pesquisa de Prática Pedagógica e Formação Profissional em Educação Física. Pesquisa na área de Educação Física, com ênfase em Aspectos Sócio-antropológicos da Educação Física e Prática Pedagógica e Formação Profissional em Educação Física.

Iraquitan de Oliveira Caminha, Professor do Programa Associado de Pós-graduação em Educação Física Universidade Estadual de Pernambuco/Universidade Federal da Paraíba (UPE/UFPB)

Graduado em Educação Física pela Universidade Federal da Paraíba (1988). Graduado em Psicologia nos Institutos Paraibanos de Educação (1990). Graduado em Filosofia pela Universidade Federal da Paraíba (1995). Mestre em Filosofia pela Universidade Federal da Paraíba (1996). Doutor em Filosofia pela Université Catholique de Louvain (2001). Defendeu tese sobre o problema da percepção na filosofia de Merleau-Ponty. Foi professor-pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Paraíba de 2002 a 2008. Foi presidente do Conselho Regional de Educação Física - CREF10/PB-RN no período 2006/2007. Atualmente é professor-pesquisador do Departamento de Educação Física, do Programa Associado de Pós-graduação em Educação Física da Universidade Estadual de Pernambuco/Universidade Federal da Paraíba e do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Federal da Paraíba. Líder dos grupos de pesquisa: LAISTHESIS - Laboratório de Estudos sobre Corpo, Estética e Sociedade e do Grupo de Estudos de FILOSOFIA DA PERCEPÇÃO. Membro do LABORE - Laboratório de Psicopatologia Fundamental do EPSI (Espaço Psicanalítico) e do NEPPE - Núcleo de Estudos e Pesquisas em Psicanálise e Educação do EPSI. Autor do livro O distante-próximo e o próximo-distante: corpo e percepção na filosofia de Merleau-Ponty e de vários artigos e capítulos de livros sobre Corpo, Ética, Educação Física, Esporte, Filosofia, Educação e Psicanálise.

Marcelo Soares Tavares de Melo, Professor da ESEF-UPE, do Colégio de Aplicação da UFPE. Membro Grupo de Pesquisa Ethnós ESEF-UPE.

Doutor e Mestre em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Especialista em Educação Física Escolar (UGF); Especialista em Ciência e Técnica da Natação (UFG); Especialista em Educação Física Não Formal (UFPE) e Especialista em Administração Escolar (UPE). Atualmente é professor adjunto da Universidade de Pernambuco (UPE) e da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Professor do programa Associado de Pós-graduação (Mestrado) em Educação Física UPE/UFPB. Coordenador do Curso de especialização em Educação Física escolar da ESEF-UPE. Coordenador do grupo de pesquisa - ETHNÓS da ESEF-UPE e membro do grupo de pesquisa Formação de Professores e Profissionalização Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPE. Tem experiência na área de Educação e de Educação Física, com ênfase em Educação Física Escolar, Prática Pedagógica e Formação de Professores. Atuando principalmente nos seguintes temas: jogo, pesquisa escolar, avaliação interativa, inovações pedagógicas, currículo, prática curricular.

Macílio Souza Júnior, Universidade de Pernambuco (UPE)

é Doutor e Mestre em Educação pela UFPE, Especialista em Pedagogia do Esporte pela mesma IES e Licenciado em Educação Física pela UPE. É Professor adjunto IIA da ESEF-UPE, atuando na graduação, na especialização, Mestrado e doutorado em Educação Física. Atua na área de Educação, com ênfase em Currículo e Formação de Professores e na Educação Física com ênfase nas questões pedagógicas, particularmente as escolares. É coordenador do Grupo de Pesquisa ETHNÓS da ESEF-UPE.

Publicado

2015-03-31

Edição

Seção

Artigos Originais